Mais de 50 mil pessoas contribuíram para este estudo anual, foi feito a mais de 2 000 marcas, distribuídas por mais de 70 setores.
Uma escala de 100 pontos, entre mais de 2.000 marcas auditadas (associadas a mais de 70 setores de atividade) ao longo de todo o ano passado.
As marcas em causa foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50 mil cidadãos em Portugal.
Esta foi a base para o estudo da OnStrategy, que apresenta as listas das marcas que, em 2024, mereceram a melhor reputação nos setores de retalho.
A consultora teve em conta diversos fatores: relevância, consideração, confiança, admiração, intenção de compra, preferência, recomendação e defesa – lê-se em comunicado enviado ao ZAP.
O Continente lidera, não só entre os supermercados ou hipermercados, mas no geral: 79,8 pontos – foi a pontuação mais alta de todos os setores (num total de 100 pontos possíveis, recordamos). Nesta lista específica, superou por muito pouco o Lidl, que teve 79,6 pontos. Seguem-se Pingo Doce, Auchan e Mercadona, por esta ordem.
As Farmácias Portuguesas também se destacam na saúde e bem-estar com 78,5 pontos, à frente de Wells e Celeiro.
O centro comercial com melhor reputação foi o Colombo (74,9 pontos), quase com os mesmos pontos do Norteshopping.
No setor tecnologia/digital o líder é a Worten (77,2 pontos), enquanto FNAC e MediaMarkt completam o pódio.
O Ikea vence no seu segmento (casa e escritório) com 76,2 pontos, superando Leroy Merlin e Gato Preto.
Já no desporto, “vitória” para a Decatlhon (75,5), que ficou à frente de Sport Zone e Adidas.
O restaurante mais bem pontuado foi o McDonald’s, com 74,3 pontos. Aparecem de perto Santini e A Padaria Portuguesa.
Na roupa/têxtil a Zara (75,9 pontos) levou a melhor sobre Levi’s e Timberland.
Por fim, na secção “outros”, Perfumes & Companhia surge no topo da lista (77,3 pontos) superando Bertrand e Papelaria Fernandes.