ZAP

A aplicação da Via Verde vai carregar diretamente títulos de transporte Andante. Campo 24 de Agosto será o palco da estreia.
Há muitas formas de carregar o Andante: numa loja própria, numa máquina em qualquer estação de metro ou comboio, ou mesmo no telemóvel.
Mas agora vem aí mais uma forma de carregamento, que é apresentada nesta semana: através da aplicação da Via Verde.
Para fazer o carregamento na aplicação, basta encostar o cartão Andante à parte de trás do telemóvel e selecionar o título desejado, num processo seguro, rápido e intuitivo.
O objetivo, lê-se em comunicado enviado ao ZAP, é reforçar a simplicidade, segurança e eficiência no acesso à mobilidade inteligente e sustentável, alinhado com a estratégia de desmaterialização de pagamentos no setor dos transportes.
A Via Verde e os Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) apresentam a nova funcionalidade de carregamento de títulos de transporte Andante nesta sexta-feira, 28 de março. O evento vai decorrer às 11h15 da manhã, na estação de metro do Campo 24 de Agosto.
Durante o evento, será realizada uma demonstração ao vivo do carregamento de cartões Andante (incluindo passes municipais, metropolitanos e viagens ocasionais), através da app Via Verde.
A ideia é, num futuro a curto prazo, alargar esta funcionalidade à compra e validação direta de bilhetes – eliminando a necessidade de suportes físicos.
Está também prevista a integração desta funcionalidade com outros serviços da Via Verde: estacionamento, portagens e carregamento de veículos elétricos, consolidando a plataforma como uma solução única de mobilidade.