Devido à falta de uma forma de linguagem neutra em termos de género, uma pessoa não-binária está a processar a Ryanair, na Alemanha.
Ou Herr (Senhor) ou Frau (Senhora) ou Fräulein (Menina). Na Ryanair, a opção de género não-binário não existe.
Por esse motivo, um passageiro está a processar a companhia aérea, alegando que esta “discriminação causou dor e sofrimento”.
O caso começou a desenhar-se quando o passageiro tentou reservar um voo de Berlim para Gran Canaria em outubro de 2021.
O passageiro sentiu-se discriminado quando, no momento da reserva, viu apenas as opções Herr, Frau e Fräulein.
Um comunicado da Associação Federal de Trans, citado pelo Tagesspiegel descreve que a pessoa com uma “identidade de género não binária” queria reservar o voo, mas não viu disponível uma forma de endereço neutra em termos de género.
Essa situação terá causado danos no cliente, que, segundo a associação federal, a Ryanair se recusou a resolver. Apresentada queixa, o caso seguiu para tribunal.
Por conseguinte, em julho de 2023, a pessoa não-binária intentou uma ação judicial ao abrigo da Lei Geral da Igualdade de Tratamento por discriminação e exigiu uma indemnização por dor e sofrimento no valor de 5.000 euros.
O cliente exigiu ainda que a companhia aérea alterasse a sua plataforma de reservas para oferecer uma opção de título neutro em termos de género. O julgamento arrancou esta quarta-feira, em Berlim.