“Protejam-se, protejam-se”. Ciclone Garance já arranca telhados com “ventos destrutivos, chuvas intensas e ondas que podem atingir mais de oito metros de altura.
A ilha francesa da Reunião será colocada em alerta roxo, o nível mais alto, a partir das 09:00 (05:00 em Lisboa), devido à chegada iminente do ciclone Garance, anunciou a prefeitura da ilha do Oceano Índico.
“Perante um impacto direto, com rajadas de ventos de mais de 200 km/h, o presidente da câmara acionará o alerta roxo às 09:00″, indicou a autarquia, num comunicado de imprensa publicado na rede social X.
O nível mais elevado do sistema de alerta de ciclones, o alerta roxo, impõe um confinamento rigoroso: todo o movimento é proibido, incluindo a polícia e os serviços de emergência.
Se o Garance mantiver a trajetória atual, deverá passar esta sexta-feira a menos de 50 quilómetros da ilha situada no Oceano Índico, “pelo menos na fase de ciclone tropical”, disse a agência meteorológica de França (Météo-France).
“Não descartamos um impacto direto na ilha da Reunião“, alertou a diretora inter-regional da Météo-France.
Céline Jauffret disse prever uma deterioração significativa das condições meteorológicas, com “ventos que deverão ser destrutivos, chuvas intensas e condições marítimas perigosas”, incluindo ondas que podem atingir mais de oito metros de altura. No último boletim, publicado às 05:00 (01:00 em Lisboa), a agência sublinhou que “as condições começarão a deteriorar-se significativamente a partir das 06:00/07:00 hora local na ilha” (02:00/03:00 em Lisboa).
🚨🇫🇷 Cyclone Garance Hits Réunion Island
Saint-Denis, Réunion Island is currently being battered by Cyclone Garance, with the storm heading directly towards the island. pic.twitter.com/BFuiCUF6Nc
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) February 28, 2025
🔴 L’ile de la Reunion actuellement violemment frappée par le cyclone #Garance , qui se
dirige tout droit vers l’ile.
L’alerte violette est déclenchée
Courage aux reunionnaises et reunionnais .
Dans cette épreuve, de tout coeur avec les miens. pic.twitter.com/ihNuICn2Tn— younous omarjee (@younousomarjee) February 28, 2025
A ilha da Reunião estava em alerta vermelho de ciclone desde quinta-feira à noite. As autoridades estão a pedir aos residentes que não saiam de casa e sigam as recomendações de segurança. “A palavra de ordem é ‘Protejam-se, protejam-se'”, insistiu o autarca da Reunião, Patrice Latron, durante uma conferência de imprensa na noite de quinta-feira.
Também o Presidente francês, Emmanuel Macron, que termina esta sexta-feira uma visita oficial de dois dias a Portugal, apelou aos habitantes “para que sejam extremamente vigilantes e respeitem as instruções de segurança”. “O Estado está ao vosso lado e as nossas forças estão mobilizadas. Solidariedade da nação”, publicou Macron, na rede social X, na noite de quinta-feira.
O aeroporto internacional da Reunião suspendeu todos os voos a partir das 10:30 (06:30 em Lisboa) de quinta-feira. Na vizinha Maurícia, a 200 quilómetros, o aeroporto Sir Seewoosagur Ramgoolam tinha encerrado já na quarta-feira.
Em janeiro de 2024, quatro pessoas morreram durante a passagem pela ilha da Reunião do ciclone Belal.
ZAP // Lusa