José Girão Pereira (CDS), antigo eurodeputado e primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito após o 25 de Abril, faleceu esta quinta-feira em Aveiro, revelou à Lusa um amigo da família.
Natural de Vizela (1938), José Girão Pereira foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Aveiro eleito democraticamente e ganhou sucessivas eleições autárquicas pelo CDS de 1976 a 1994.
José Girão Pereira foi deputado pelo CDS à Assembleia da República na VI legislatura, de 1991 a 1995, e deputado no Parlamento Europeu, de 1994 a 1999. Foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República em fevereiro de 2010.
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, lembrou hoje Girão Pereira como “um dos melhores presidentes de Câmara que o Portugal democrático elegeu” e “o fundador da Aveiro moderna, sustentável e solidária”.
“Foi um dos melhores presidentes de Câmara que o Portugal democrático elegeu e reconheceu e foi, em grande medida, o fundador da Aveiro moderna, ordenada, sustentável e solidária”, declarou Paulo Portas, numa declaração escrita enviada à Agência Lusa.
“A memória do senhor doutor Girão Pereira nos aveirenses é excelente. Autarca de uma probidade absoluta, deputado fiel à democracia-cristã, herdeiro e continuador da tolerância política em Aveiro, político extremamente próximo das pessoas e dos problemas. Não cedia à demagogia e realizou uma obra notável”, afirmou Paulo Portas.
O líder centrista declarou que Girão Pereira “ajudou sempre o CDS e ainda mais nos momentos difíceis do partido”.
“Não posso esquecer a apresentação e a amizade que devo ao doutor Girão Pereira no momento em que, optando pela política, me candidatei por Aveiro”, recordou Paulo Portas, que tradicionalmente se candidata pelo círculo eleitoral de Aveiro.
/Lusa