O Sol faz um barulho ensurdecedor (e já o conseguimos ouvir)

E se pudéssemos ouvir o Sol? Não seria tão divertido como parece. Mas o ruído é tão grande que põe o nosso grande astro a “fervilhar”.

O nosso Sol encontra-se a 93.000.000 de quilómetros daqui. Entre nós e ele, há um grande vácuo no Espaço (e ainda bem).

Mas se até agora não o ouvimos, acredite: estamos melhor assim.

Muito se fala nos megafones que a Coreia do Norte aponta para a Coreia do Sul, com cânticos propagandistas ou sons assustadores. Mas, se conseguíssemos escutar o nosso astro luminoso, optaríamos mesmo por ouvir a poluição sonora norte-coreana ao invés das “sirenes estridentes” produzidas pelo Sol, como as define a American Academy of Audiology.

A Science Focus explica que este ruído é produzido por enormes bolsas de gás quente. O som é gerado por ondas de pressão, que fazem a atmosfera solar “fervilhar como uma panela de pressão”, explica o astrónomo Alastair Gunn.

E estas ondas podem até ser bastante úteis para o estudo do interior do astro. Ainda assim, apesar do barulho ensurdecedor que o Sol produz, o comprimento destas ondas é calculado em centenas de quilómetros, pelo que estão bem fora do alcance da audição humana.

A Astronomy conta que um físico calculou que o ruído produzido pelo Sol, se conseguisse atravessar o Espaço e chegar até nós, seria de cerca de 110 decibéis, ou seja, mais ou menos o mesmo volume dos altifalantes de um concerto de rock. Mas a Audiology escreve que o ruído é entre 10 a 100 vezes superior ao emitido pelas colunas de um concerto.

Ficou com um mix de curiosidade e desilusão por nunca poder ouvir o som do Sol? Surpresa: pode ouvi-lo aqui mesmo, através de uma simulação divulgada pela Universidade de Stanford — com os decibéis diminuídos, claro, para não nos ferir os tímpanos.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.