“Histórico”. Ticha Penicheiro no Hall of Fame do basquetebol

(dr) WNBA

Ticha Penicheiro, ex-basquetebolista portuguesa da WNBA.

Figueirense é a primeira atleta portuguesa a ter este “reconhecimento histórico por parte da FIBA”.

Ticha Penicheiro, a mais conceituada basquetebolista portuguesa de sempre, que terminou a carreira em 2012, passa a integrar o FIBA Hall of Fame, distinção atribuída aos jogadores com maior contributo na modalidade.

A ex-basquetebolista, natural da Figueira da Foz, foi indicada esta quinta-feira pela federação internacional de basquetebol, numa lista de 2025 em que surge juntamente com nomes como o espanhol e ex-Laker Pau Gasol e o australiano e campeão da NBA com os Golden State Warriors de 2015, Andrew Bogut, mas também a norte-americana Dawn Staley e a cubana Leonor Borrell.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FIBA Basketball (@fiba)

Ticha Penicheiro é a primeira atleta portuguesa a ter este “reconhecimento histórico por parte da FIBA”, assinalou a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). A indicação segue-se também à eleição da Penicheiro como candidata ao Naismith Memorial Hall of Fame, dos Estados Unidos.

Na sua página oficial, a FIBA lembra que a base portuguesa conquistou vários títulos, entre os quais a Liga norte-americana feminina (WNBA) em 2005.

Na sua carreira na WNBA, Ticha vestiu as camisolas das Sacramento Monarchs, das LA Sparks e das Chicago Fire, sempre com o número 21. Em 2021, foi reconhecida como uma das melhores 25 jogadoras de sempre na liga basquetebolista feminina norte-americana.

Foi ao serviço dos Sacramento Monarchs que Ticha se sagrou campeã, e ao longo da sua carreira integrou quatro vezes a equipa de All-Star, duas o All-WNBA First Team, foi All- Defensive First Team, e foi por sete vezes líder de assistências no campeonato.

O seu recorde de assistências na história da WNBA prolongou-se até 2017, sendo considerada a líder com 1.121 assistências concretizadas.

Nas pausas da WNBA, atuou também em várias equipas europeias, nomeadamente no Spartak Moscovo, USK Praga, Galatasaray, TTT Riga, Vallencienes, Ekaterinburgo, Gdynia ou Lavezzini Parma.

Os indicados pela FIBA para o Hall of Fame irão ser homenageados em cerimónia a realizar em 17 de maio, por ocasião do congresso do organismo, no Bahrain.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.