Há 10 ou 15 nomes possíveis. Apenas dois anunciados. Tanto se fala sobre as eleições, que são apenas em 2026. “Mas não é precoce”.
Joana Amaral Dias e André Pestana são, para já, os únicos candidatos à presidência da República.
As suposições são muitas: Gouveia e Melo, Passos Coelho, Marques Mendes, André Ventura, Mário Centeno, Ana Gomes, António José Seguro, Catarina Martins, Cotrim de Figueiredo…
Nenhum confirmou que é candidato, mas também nenhum confirmou que não é candidato. Durão Barroso foi a excepção mais mediática, até agora: está fora.
Há meses que se fala sobre eleições presidenciais, que só serão realizadas… em 2026.
Não é demasiado cedo para se falar sobre esse acto eleitoral?
Não, segundo Pedro Mexia: “Não se está a ir depressa demais”. Numa altura em que “não há ninguém claramente na frente, quer dizer, supostamente será Gouveia e Melo, mas nenhum candidato dos partidos está claramente à frente dos outros”.
“Claro que um ano é muito tempo. Mas não é precoce” falar sobre essas eleições.
E o comentador deixa na SIC Notícias duas razões para a sua perspectiva. A primeira: “Não há um vencedor anunciado, como um antigo primeiro-ministro, se fosse candidato”. Ou seja, poderá haver equilíbrio, pode valer a pena aparecer na corrida.
A segunda: “Há várias personalidades do mesmo espaço político que podem ser candidatas. O caso de Jorge Sampaio: sem o PS o ter escolhido, nem estar muito pelos ajustes, avançou e ganhou. Mesmo o actual presidente não tinha apoio de Passos Coelho no início”.
“Neste cenário de desfragmentação, avançar cedo é uma boa ideia – a não ser que seja um candidato ridículo, que nada tem a perder”.
“Não é avançar no sentido de ir para a rua e montar a tenda; é fazer um anúncio”, completou o comentador político.
Ó SÓ 15 nomes? OH PÁ ISSO É POUCACHINHO E NADA DE NADA! também me quero JUNTAR PÁ À LISTA: MAGDA GAMA já para PRESIDENTE DA REPÚBLICA COM RECORDE DE GUINESS de ter GANHO PRÉMIO DE de desemprego de longa duração em GEOGRAFIA e Planeamento Regional há 24 anos seguidos em Leiria! PÁ UMA MULHER tem de fazer ALGO TAMBÉM RELEVANTE NA POLÍTICA portuguesa com certeza absoluta! Afinal UMA MULHER VALE MAIS QUE TODA A RALÉ, CIGANAGEM de outros candidatos masculinos! MAGDA GAMA VALE OURO! SÓ HÁ UMA CANDIDATA E PONTO FINAL ÀS próximas eleições presidenciais portuguesas……….. resto NÃO existe e são NULIDADES PÁ em portugal!