Desastre aéreo na Coreia do Sul: piloto avisou que havia ataque de pássaros

Han Myung-Gu/EPA

Avião cai na Coreia do Sul

Colisão com aves terá sido mesmo a origem do acidente de avião mais trágico do ano e do maior de sempre no país asiático.

A Coreia do Sul fecha 2024 com o maior desastre aéreo de sempre no país. Um avião caiu neste domingo, no aeroporto de Muan.

Quase todas pessoas que iam a bordo morreram: 179 mortos, tendo sobrevivido apenas duas pessoas (um tripulante e um passageiro).

Numa aterragem de emergência, o piloto não conseguiu controlar o avião, embateu com muita violência numa vedação de betão e seguiram-se diversas explosões.

O trem de aterragem avariou. O piloto não conseguiu travar a tempo de evitar a tragédia.

Logo após o acidente, o chefe do corpo de bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyun, disse que terá havido uma colisão com aves, combinada com condições meteorológicas adversas.

Entretanto, o Ministério das Infraestruturas e Transportes disse aos jornalistas que o piloto avisou a torre de controlo do aeroporto que o avião tinha sofrido um ataque de pássaros; e emitiu um pedido de socorro, mesmo antes do acidente.

O canal Euronews acrescenta que a torre de controlo já tinha avisado o avião que havia “actividade das aves” naquela zona.

Tudo terá decorrido muito rapidamente, em poucos minutos. Com mais tempo, a preparação teria sido outra, com bombeiros no aeroporto e a preparação de uma aterragem de emergência adequada.

O avião, um Boeing 737, vinha de Banquecoque, capital da Taiândia.

No meio de 200 acidentes aéreos registados ao longo deste ano (a grande maioria sem qualquer falecimento), este foi de longe o mais grave de 2024. O segundo acidente mais mortífero foi no Brasil, em Agosto, quando morreram 62 pessoas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.