Cessar do cessar-fogo: há outra vez mortes no Líbano

Wael Hamzeh / EPA

Houve pelo menos 9 mortos no sul do Líbano esta segunda-feira. Não houve tréguas desde o assinar do cessar-fogo na quarta-feira, e os ataques de Israel e do Hezbollah continuam.

Na segunda-feira, o Hezbollah disparou dois projéteis em direção ao território ocupado por Israel, em resposta aos repetidos ataques israelitas que têm atingido o Líbano diariamente desde quinta-feira, um dia depois da entrada em vigor do cessar-fogo, conta a CNN.

As IDF (Forças de Defesa de Israel) afirmaram que os dois projéteis do Hezbollah foram disparados em direção a Shebaa Farms, conhecida em Israel como Har Dov (Monte Dov), que, segundo o direito internacional, é considerada território sírio ocupado.

Os projéteis não terão feito mortes, mas o mesmo não pode ser dito da resposta israelita. Horas depois, as forças armadas do país, que faz fronteira a norte com o Líbano, dizem ter atacado “terroristas do Hezbollah, dezenas de lançadores e infraestruturas terroristas em todo o Líbano”, depois de o Primeiro-Ministro Benjamin Benjamin Netanyahu ter prometido retaliar, chamando ao ataque do Hezbollah “uma grave violação do cessar-fogo”.

Terão feito pelo menos 9 mortes.

Os ataques vieram, comunica a IDF, “em resposta a vários atos do Hezbollah no Líbano que representavam uma ameaça para os civis israelitas, em violação dos acordos entre Israel e o Líbano“.

O governo israelita garante ainda ter atingido veículos militares num local de fabrico de mísseis do Hezbollah no vale do Beqaa e túneis perto da fronteira síria no norte do Líbano.

Mas não é só no sul nem no norte do Líbano que a violência persiste. De acordo com os meios de comunicação social libaneses, circulam drones israelitas pela capital, Beirute. Os EUA e a França já terão alertado Israel de que o sucedido é uma violação do cessar-fogo.

Ainda assim, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, afirmou na segunda-feira que a trégua não foi quebrada. “De um modo geral”, o cessar-fogo “tem sido bem sucedido”, afirmou.

“A presença de operacionais do Hezbollah a sul do Litani (Líbano) é uma violação fundamental do acordo e eles devem deslocar-se para norte”, disse Gideon Sa’ar, Ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, numa publicação no X, acrescentando que Israel está “empenhado na implementação bem sucedida dos acordos de cessar-fogo”.

Uma fonte da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) disse à CNN que Israel violou o acordo de cessar-fogo com o Líbano “aproximadamente 100” vezes desde que a trégua entrou em vigor na semana passada.

O cessar-fogo assinado na semana passada prevê 60 dias de tréguas entre os dois países, e os membros do Hezbollah deverão recuar 40 quilómetros, a par de uma retirada das tropas israelitas do país.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.