O novo presidente do Conselho Europeu inicia funções no domingo, com intenção de melhorar o método de trabalho da instituição nos dois anos e meio de mandato, nomeadamente organizando retiros para os líderes.
Fonte europeia referiu que António Costa tem a melhoria do método de trabalho do Conselho Europeu como um dos seus objetivos, introduzindo, já com estreia na próxima cimeira, o formato de decorrerem só num dia, no caso, a 19 de dezembro.
Para tal, o antigo primeiro-ministro quer reforçar os poderes do Coreper (que reúne os embaixadores dos 27 Estados-membros e prepara as conclusões das cimeiras) e introduzir encontros em forma de retiros dos líderes, para debates “sem a pressão das conclusões, de resultados imediatos” e com delegações pequenas.
As prioridades políticas de Costa vão desde a Ucrânia ao alargamento (mantendo-se o mérito como bitola para entrar no bloco europeu), passando pela competitividade, defesa, migrações, financiamento (nomeadamente o Quadro Financeiro Plurianual) e o atual contexto geopolítico.
Em entrevista ao jornal Politico, o ex-primeiro-ministro, de ascendência goesa-moçambicana, garantiu que a sua herança indiana o vai ajudar a dirigir uma das instituições mais importantes da União Europeia, especialmente na redefinição da relação da Europa com a Ásia, África e América do Sul.
Ainda no que ser refere aos métodos de trabalho, Costa tenciona manter as reuniões com Ursula von der Leyen a cada duas semanas e encontrar-se regularmente com Metsola e também com a Conferência dos Presidentes do PE. Encontros de trabalho com os líderes dos comités das Regiões e Económico e Social estão também nos planos do líder do Conselho.
O primeiro retiro está marcado para fevereiro, na Bélgica, dedicado ao tema da Defesa e na qual deverão participar o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte. A agenda para a próxima semana do novo líder do Conselho Europeu inclui já, na segunda-feira, uma reunião com as presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, a convite desta.
No dia 4, Costa discursa no Comité Económico e Social. Para 18 de dezembro, está agendada uma cimeira entre a União Europeia e os Balcãs Ocidentais, seguindo-se, em 19, a primeira reunião formal do Conselho Europeu, que deverá ser já no formato de um só dia.
ZAP // Lusa
Eureka!
Grande vitória para Portugal.
Arranjaram a única coisa que (talvez) seja capaz de fazer sem grandes crises.