Praticamente fechado: Mariana Vieira da Silva é a escolhida do PS para a Câmara de Lisboa

2

Mário Cruz / Lusa

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Processo de seleção estará praticamente fechado, avança a Renascença. Mariana Vieira da Silva vai abordar as decisões relacionadas com o OE2025 junto dos membros do partido na capital já na próxima semana.

Mariana Vieira da Silva é a candidata mais bem posicionada para disputar a Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas de 2025, segundo várias fontes da Renascença.

A deputada e dirigente do Partido Socialista (PS) surge como a favorita para enfrentar o atual presidente da autarquia, Carlos Moedas. O processo de seleção estará praticamente fechado.

O nome da ex-ministra da Presidência, que reúne consenso entre os militantes do partido, surge depois de Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente e também apontado como potencial candidato, ter rejeitado publicamente a possibilidade de regressar à luta política — e reafirmado essa decisão numa entrevista recente.

Com a recusa de Duarte Cordeiro, Vieira da Silva será mesmo a candidata mais forte, superando outros nomes que estavam na “shortlist” socialista como Alexandra Leitão, que se encontra ocupada com as suas funções como líder parlamentar.

Como atual membro do Secretariado Nacional do PS e deputada eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa, Vieira da Silva tem um perfil visto como moderado e capaz de atrair o eleitorado socialista na capital.

As decisões finais sobre os candidatos às autarquias pelo PS deverão ser anunciadas após a aprovação do Orçamento do Estado, prevista para dezembro. Apesar de a direção do partido evitar confirmar oficialmente os nomes, as estruturas locais encontram-se já em fase avançada de preparação.

Em Lisboa, onde a escolha do candidato assume uma importância estratégica, o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, terá um papel central na aprovação de Mariana Vieira da Silva como candidata.

A deputada tem demonstrado uma aproximação gradual aos militantes do PS em Lisboa. Na próxima semana, vai abordar as decisões relacionadas com o Orçamento do Estado junto dos membros do partido na capital, numa tentativa de fortalecer laços com as estruturas socialistas lisboetas — o que pode ser visto um sinal de preparação para a candidatura autárquica.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Sendo assim vamos ter câmara PSD provavelmente já que esta senhora não desperta interesse nenhum.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.