Apresentadores de podcasts captam multidões. Detalhe: não são pessoas

NotebookLM é a ferramenta da Google que se tornou viral. Documentos de texto são transformados em conversas que parecem podcast.

Até aqui havia milhões de pessoas a ouvir podcasts todos os dias por causa do que as pessoas dizem do outro lado.

Mas agora passa a haver pessoas a ouvir podcasts – mas quem está do outro lado a “falar” não são pessoas.

NotebookLM é a ferramenta da Google que se tornou viral. Através desta novidade, documentos de texto são transformados em conversas animadas ao estilo de um podcast.

O Axios explica que este projecto da Google foi criado para ajudar os programadores a utilizar um bot IA (do tipo ChatGPT) para explorar um conjunto específico de dados – páginas web ou artigos de investigação, por exemplo.

Resumindo: o programador alimenta o bot com os documentos e depois faz perguntas sobre eles. Podem ser análises estatísticas, textos sobre livros ou política.

Mas, como é habitual neste contexto, entretanto surgiu um “bónus”: Audio Overview, a funcionalidade que transforma estes conjuntos de dados em conversas fluentes e, por vezes, engraçadas.

Está criado um podcast, basicamente. Sobre as informações que o bot recebeu. E há “multidões” a ouvir, segundo o Axios.

A própria Google explica: “Com um clique, dois anfitriões de IA iniciam uma discussão animada de ‘aprofundamento’ com base nas suas fontes. Resumem o seu material, fazem ligações entre os tópicos e brincam de um lado para o outro”.

E o resultado – mais uma vez – parece mesmo realista. A conversa flui, o tom é descontraído, até há pausas e interjeições pelo meio com expressões que as pessoas usam.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.