Apenas 30% comem sopa nas duas refeições principais do dia. Só 21% dos pais acham que os filhos devem consumir laticínios todos os dias.
As crianças portuguesas deixaram de comer sopa, pelo menos comparando com o que comiam até há uns anos. Na teoria.
Essa é uma das conclusões do estudo do Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis, que vai ser apresentado na próxima semana, na conferência “Como comem as crianças em Portugal?”.
Ainda há crianças que comem sopa ao almoço e ao jantar – mas são apenas 30%. Ou seja, 70% das crianças em Portugal não comem sopa nas duas refeições principais do dia.
Entre outras conclusões, apenas 4% adiciona hortícolas no prato em ambas as refeições – é muito abaixo das recomendações dos especialistas.
23% das crianças não consome fruta diariamente e 32% come apenas uma porção de fruta por dia; as recomendações são de 3 porções por dia, mas só menos de metade (49%) dos pais sabia disso.
72% das crianças consomem laticínios diariamente, sendo que 81% delas consomem apenas uma vez por dia – novamente abaixo do recomendado (2 a 3 porções de laticínios por dia).
Em relação aos lacticínios, fica a ideia de que os pais estão satisfeitos com estes números: apenas 21% acham que os filhos devem consumir laticínios todos os dias.
“Os hábitos de vida saudável e sustentável começam desde muito cedo. Por isso, a família e a comunidade escolar devem estar em sintonia, para que a jornada de educar crianças saudáveis seja bem-sucedida”, analisa Ana Leonor Perdigão, nutricionista e coordenadora do programa, em comunicado enviado ao ZAP.