Renault em queda inédita em Portugal. Lamborghini duplica venda de carros

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Marca francesa estava no pódio dos portugueses há anos; mas caiu do segundo para o quarto lugar. Peugeot continua na frente.

A Associação Automóvel de Portugal divulgou o relatório sobra a venda de carros ligeiros de passageiros entre Janeiro e Setembro.

Nesses nove meses foram matriculados quase 158 mil ligeiros de passageiros novos – é mais 2,9% comparando com o ano passado.

Os números partilhados pelo Jornal de Negócios mostram que a Peugeot continua a ser a marca preferida dos portugueses: quase 16 mil carros vendidos, 10% do total.

A Mercedes-Benz sobe de terceiro para o segundo lugar (12.520 automóveis vendidos e no terceiro posto está agora a Dacia, com praticamente 12 mil carros.

Então e a Renault? A empresa francesa liderou as preferências dos portugueses ao longo de mais de 20 anos. Em 2021 caiu para o segundo lugar, mas agora nem aparece no pódio.

A Renault desce do segundo para o quarto posto, com 11.414 carros vendidos, uma percentagem de apenas pouco mais de 7% do mercado.

A fechar o top-5 continua a BMW, à frente de Toyota, Volkswagen, Citroën, Tesla e Seat. Todas nas 10 primeiras.

As grandes quedas em relação aos primeiros nove meses de 2023 verificam-se na Opel (-21% de vendas) e na Ford (-26,1%).

Por fim, a Lamborghini. Estes carros de luxo continuam a ser quase insignificantes no mercado total, mas a marca duplicou as vendas para 26 unidades entre Janeiro e Setembro. No ano passado inteiro ficou-se pelos 17 carros vendidos (13, até Setembro).

ZAP //

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3 Comments

  1. Não é uma questão de prioridades, e sim de possibilidades.
    Segundo um artigo recente (https://zap.aeiou.pt/governo-incentivo-abate-carros-e-mobilidade-eletrica-627549), de 2001 para cá, percentagem de veículos com idade superior a 20 anos passou de 1% para 26%. Apesar da perceção de que as vendas estão sempre a aumentar face ao período homólogo, a verdade é que esse aumento é muito inferior ao que já foi. A diferença reside no fosso cada vez maior entre ricos e pobres que, como não podia deixar de ser preferem carros de topo da Peugeot, Mercedes, BMW, Tesla e Lamborghini. Aqui por casa, o carro da patroa é de 1999 e o meu é de 2003. Os meus filhos (já formados e a trabalhar) usam transportes públicos…

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