Os chamados “aeroportos infinitos” são um projeto apoiado pela União Europeia e podem acabar com os atrasos nos voos, entre outros problemas da aviação.
O tráfego aéreo na União Europeia registou um crescimento exponencial nas últimas décadas, tornando alguns dos seus aeroportos nos mais movimentados do mundo. Com isto, surgem grandes desafios logísticos, incluindo congestionamentos, atrasos e a procura de infraestruturas mais eficientes para acomodar o número cada vez maior de passageiros.
Em resposta a estas questões, a procura de soluções inovadoras tornou-se essencial. Uma das propostas mais inovadoras é o conceito “Endless Runway”, apoiado pelo Centro Aeroespacial dos Países Baixos e financiado pela Comissão Europeia. Este projeto oferece uma nova abordagem à gestão do tráfego aéreo e tem o potencial de revolucionar a conceção dos aeroportos.
A “Endless Runway” é uma pista em forma circular com um diâmetro de 3,5 quilómetros e um comprimento total de 10 quilómetros. Esta estrutura inovadora permite que os aviões descolem e aterrem de qualquer ponto da pista, o que resolve um dos maiores desafios enfrentados pelos aeroportos convencionais: os ventos cruzados.
Um dos principais aspetos da pista é a sua inclinação, que ajuda a guiar os aviões de forma suave durante a descolagem e a aterragem. A pista, com uma largura de 140 metros, é ligeiramente inclinada para ajudar os aviões a alinharem-se com a trajetória correta.
De acordo com os promotores do projeto, esta conceção eliminaria muitos dos problemas de ajuste direcional que os pilotos enfrentam atualmente quando aterram ou descolam de pistas tradicionais.
De acordo com o El Confidencial, outra vantagem da pista circular é o aumento da sua capacidade operacional. Vários aviões podem utilizar a pista ao mesmo tempo, algo que não é possível com as tradicionais pistas retas. Além disso, os edifícios e as infraestruturas do aeroporto seriam localizados no centro do círculo, otimizando o espaço e reduzindo a quantidade de terreno necessário para a construção.
No entanto, apesar destas vantagens, estima-se que o custo de construção dos aeroportos circulares seja 50% superior ao dos aeroportos convencionais. Isto deve-se principalmente à complexidade do projeto e à quantidade significativa de betão necessária para criar a pista inclinada.
Embora estes “aeroportos infinitos”, como são por vezes designados, ofereçam soluções promissoras para o futuro da aviação, não se espera que se tornem realidade antes da década de 2030.