Antiga deputada do Bloco de Esquerda é “muito favorável” a entendimentos à esquerda, mas se o PS viabilizar o Orçamento da AD…
Ana Drago apareceu nesta quinta-feira na Academia Socialista para falar sobre habitação, mas os jovens socialistas fizeram perguntas sobre eventuais coligações à esquerda, já nas eleições autárquicas do próximo ano.
A antiga deputada do Bloco de Esquerda é “muito favorável” a entendimentos à esquerda, mas se o PS viabilizar o Orçamento da AD…
“Sou muito favorável a estes entendimentos, acho que são fundamentais”, começou por dizer Ana Drago.
Mas logo a seguir, o aviso: “Se o PS entender que o seu papel é viabilizar a governação de um governo da AD, vejo com grande dificuldade que, à esquerda, haja tentativa de diálogo para a construção de coligações autárquicas”.
“O que o PS decidir fazer na votação do Orçamento do Estado tem um enorme efeito nas negociações sobre as autárquicas”, reforçou.
“Porque a esquerda à esquerda do PS tentará fazer oposição e haverá dentro dos partidos enormes resistências a que haja frentes comuns com um partido que, na verdade, viabilizou o governo da direita que quer pôr o privado a tomar conta da Saúde, aliviar os impostos das empresas, aumentar a precariedade”, explicou a ex-deputada.
Ana Drago percebe que “essa esquerda olhe para a questão do Orçamento para perceber qual é o seu espaço de diálogo com o PS”, continuou.
Em relação à habitação, Ana não hesitou em criticar os Governos anteriores do PS e acha que impedir a compra de casa por parte dos residentes não habituais seria uma medida eficaz.