Juiz internacional desde 2010, o mais cotado a nível nacional, despede-se ao fim de mais de 700 jogos.
O árbitro internacional Artur Soares Dias pôs fim à carreira profissional, aos 45 anos e depois de apitar no Euro2024.
Fonte ligada ao processo confirmou à Lusa o término da carreira do árbitro, o mais cotado a nível nacional, tendo arbitrado três encontros no Euro 2024, este verão.
Foi nomeado árbitro internacional pela FIFA em 2010. Esteve já no Euro 2020, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e no Mundial sub-20 de 2015, entre outras competições.
Natural de Vila Nova de Gaia, onde nasceu a 14 de julho de 1979, Soares Dias está filiado na Associação de Futebol do Porto, tendo apitado a final da Liga Conferência Europa de 2023/24, em maio, com vitória do Olympiacos sobre a Fiorentina.
Apitou por duas vezes a final da Taça de Portugal, em 2016 e 2020.
Iniciou a sua carreira de arbitragem nas divisões inferiores, tendo subido progressivamente até alcançar a Primeira Liga em 2004.
Já como videoárbitro (VAR), esteve na Taça das Confederações e no Mundial de Clubes, ambos em 2017, no Mundial de 2018, bem como no Mundial sub-20 de 2019.
“É um orgulho”
“Sinto que foi um bom momento para o futebol português e para a arbitragem nacional. É um orgulho ter contribuído para a valorização deste desporto que todos nós gostamos”, disse o árbitro na homenagem prestada pela Associação de Futebol do Porto.
“Vamos ver o que acontece esta época, ainda não sei. Agora é para descansar um pouco e logo se verá”, disse no mês passado, antes de anunciar o adeus aos relvados.
“Irei sempre pertencer ao futebol e valorizar a modalidade, seja nesta área ou noutra. A expectativa para a nova época é ser cada vez melhor e contribuir de forma positiva”, referiu.
ZAP // Lusa
Descansar e ir curtir para o Brasil a Reforma Dourada do apito lhe deu….