Investigadores espanhóis identificaram uma série de ilhas submersas ao largo da costa noroeste de África que acreditam poder ter sido a inspiração para o famoso conto de Platão sobre a Atlântida.
Estas ilhas recém-descobertas, denominadas “Los Atlantes” pela equipa de investigação, existiram em tempos perto das atuais Ilhas Canárias. Segundo os cientistas, as ilhas afundaram-se há milhões de anos, possivelmente durante a época do Eoceno, que ocorreu entre 56 e 34 milhões de anos atrás.
“Esta pode ser a origem da lenda da Atlântida”, disse Luis Somoza, um dos responsáveis pela descoberta, em declarações ao Live Science.
No entanto, há uma questão que permanece sem resposta: Como é que Platão, que viveu há cerca de 2.300 anos, teria conhecimento destas ilhas? Os investigadores não especulam sobre esta ligação.
Os investigadores acreditam que as Los Atlantes estavam situadas a leste de Lanzarote, uma das sete principais ilhas das Canárias. Embora as ilhas estejam agora submersas, a equipa de investigação conseguiu verificar que em tempos tiveram praias, o que reforça a ideia de que estiveram acima da água num passado distante.
A equipa de cientistas lançou um submarino não tripulado a profundidades que variam entre 100 e 2.500 metros, equipado com câmaras de alta resolução, braços robóticos para recolha de amostras e sensores para detetar gases como o CO2 e o metano.
Os cientistas encontraram um fundo marinho repleto de vida, desde jardins de corais a tapetes de bactérias. As ilhas assentam num enorme monte submarino com três vulcões inativos. O monte tem cerca de 50 quilómetros de diâmetro, com a sua base a 2,3 quilómetros abaixo da superfície do oceano.
Os investigadores acreditam que as ilhas podem ter afundado quando os vulcões pararam de entrar em erupção, fazendo com que a lava solidificada se tornasse mais densa e afundasse.
Este processo de afundamento de terras no oceano não é invulgar, recorda o Daily Mail. Por exemplo, partes da Grã-Bretanha estão rodeadas de antigas ilhas e regiões costeiras submersas, como Ravenser Odd, frequentemente apelidada de “Atlântida de Yorkshire”.