Kim Jong-un está obeso. Coreia do Norte precisa de ajuda

8

jannewittoeck / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Líder corre alto risco de sofrer de doenças cardíacas, avança a agência de espionagem da Coreia do Sul. Bebida, tabaco e stress são os grandes culpados do excesso de peso que se prolonga há quase uma década.

Com cerca de 1,70 metros, o líder supremo da Coreia do Norte, atualmente com 40 anos de idade, pesará cerca de 140 quilos. Adicionalmente, sofrerá de diabetes e tem elevada tensão arterial.

Apesar da perda de peso noticiada em 2021, a saúde do líder volta a preocupar e a ameaçar a estabilidade do regime. Agora, a Coreia do Norte estará desesperada à procura de medicamentos no estrangeiro para tratar o problema de obesidade de Kim Jong-un, informou esta segunda-feira a agência de espionagem da Coreia do Sul.

De acordo com as divulgações do Serviço Nacional de Inteligência citadas pela agência AP, o líder corre alto risco de sofrer de doenças cardíacas, disse um dos legisladores informados, Lee Seong Kweun.

Bebida, tabaco e historial familiar

O problema de peso prolongar-se-á há quase uma década. Segundo a agência de espionagem, o stress, acompanhado de maus hábitos como beber e fumar, têm prejudicado a saúde do ditador.

Os problemas de saúde também correm na família. O pai de Kim, Kim Jong-il, e o avô, Kim Il-Sung, que governaram o país antes de Kim ascender ao poder em 2011, morreram ambos devido a problemas cardíacos.

“A sucessão é muito incerta se algo acontecer a Kim Jong Un”, disse anteriormente a especialista em Coreia do Norte do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais Sue Mi Terry: “Sabemos que ele não está bem de saúde. Por isso, temos de nos preocupar” com a sua saúde.

A sucessora mais provável do líder do país asiático é a sua filha mais nova, Kim Ju-Ae, mas acredita-se que Kim tem outros dois filhos e que o papel de futuro líder ainda não foi designado.

Apesar de tudo, historicamente, a Coreia do Sul tem algumas dificuldades em confirmar a informação que diz recolher e que transmite ao mundo acerca do que se passa na Coreia do Norte.

Em maio do ano passado, os serviços secretos do país recorreram a Inteligência Artificial (IA) para calcular o peso do líder norte-coreano através de um software não revelado e atribuíram-lhe um “distúrbio grave”.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. “Apesar da perda de peso noticiada em 2021, a saúde do líder volta a preocupar e a ameaçar a estabilidade do regime”

    :/

  2. A Coreia do Norte está tão atrasada e fechada ao mundo que ainda não descobriram que para emagrecer basta ingerir apenas as calorias de que se necessita.

  3. Mas a Coreia do Norte precisa de ajuda para quê? Aquilo não é um paraíso? Se ele está muito obeso que coma ervas como o seu povo tem comido.. Ou então meio quilo de polónio 110 que também serve. Ficava ele e o mundo descansados.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.