Aumentam os pedidos de amizade que pessoas que nunca vimos – e se calhar nem existem. E as tentativas de burla chegam ao Messenger.
Para quem continua a utilizar o Messenger, a plataforma de conversas em tempo real do Facebook, é preciso ter maiores cautelas agora.
Já se sabe que a internet é palco de muitas tentativas de burla, o WhatsApp começou a ser frequente nas notícias por causa disso, mas não é só naquela rede social que têm surgido crimes, ou tentativas de crime.
Muitos utilizadores têm recebido muitos pedidos de amizade de pessoas que nunca viram – e que são pessoas que se calhar nem existem.
Pedidos de amizade de estranhos não é novidade. Em 2020 o Pplware já denunciava essa situação, apontando um “culpado”: são bots do Facebook a querer aumentar o alcance sem que os visados queiram.
E esta nova “onda” tem um pormenor que não deve ser ignorado: se olharmos para o perfil de quem nos convida, verificamos que a conta foi criada no dia anterior, ou no próprio dia.
É de desconfiar – pode nem ser uma pessoa, na verdade, mas sim um esquema online para, mais tarde, já com a relação de amizade confirmada (se a pessoa aceitar), roubar dados pessoais ou dinheiro.
Pode bloquear pedidos de amizade de estranhos nas definições de privacidade da sua conta.
“Empresta-me 40 euros”
Noutro contexto, o ZAP teve o relato de uma pessoa que foi contactada por um amigo – tinham andado juntos na escola, são mesmo amigos, reais – mas foi um contacto estranho.
Primeiro, porque há anos que não se falavam.
Segundo, porque quando o visado perguntou logo se do outro lado era um vírus, teve a resposta “sou mesmo eu” e com um sorriso a seguir. Parecia verídico.
A conversa continuou mas, logo a seguir, surgiu a primeira frase duvidosa: “Tenho passado por uma fase um pouco complicada mas tudo se resolve”.
Logo a seguir, o objectivo desta conversa: “Na verdade vim ao teu encontro para pedir um favor, se puderes claro. Vai parecer estranho pedir-te isto e até me está a custar… Mas na verdade quero-te perguntar se podes por favor emprestar-me 40€ e eu amanhã, mais tardar depois de amanhã envio te!”.
Suspeita confirmada: tentativa de burla.
Ou por um bot, ou por alguém que se apropriou da conta daquele amigo – também temos recolhido relatos deste género.
Esta é uma das formas que os hackers encontram para tentar explorar amigos daquela pessoa.
Também podem partilhar links maliciosos, alegam que estão muito doentes ou perdidos noutro país e precisam de dinheiro, publicam imagens de alegados animais ou crianças perdidas (que são muito partilhadas mas depois editadas, para ligar a um link malicioso), ou anunciam que estão a vender determinado produto – mas depois ficam com o dinheiro e na verdade não estão a vender nada.