“Ulisses” é o nome da nova moeda exclusivamente portuguesa com valor de 5€. Os 30 mil exemplares entram em circulação na próxima quarta-feira.
O Banco de Portugal anunciou, esta terça-feira, que vai pôr em circulação a nova moeda de 5 euros, a partir do dia 17 de julho de 2024.
A moeda de coleção designada “Ulisses” apenas será aceite em Portugal.
Com 30 mil exemplares, “Ulisses” vai integrar a série “Heróis e Criaturas da Mitologia”, numa homenagem ao mítico fundador da cidade de Lisboa,
O Banco de Portugal informou que a distribuição da moeda será feita pelas instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
De acordo com a DECO PROTeste, os operadores económicos (como, por exemplo, supermercados) não podem recusar estas moedas. Em contrapartida, o consumidor não é obrigado a aceitá-las.
O @bancodeportugal colocará em circulação, no dia 17 de julho, a moeda de coleção “Ulisses”
🔗https://t.co/HdSyOaJmor pic.twitter.com/hGDSkfP268
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) July 9, 2024
Como é a moeda?
No anverso:
No eixo central, surge Ulisses amarrado ao mastro de uma embarcação. À esquerda de Ulisses, está o escudo nacional; enquanto à direita, o valor facial (5€). No círculo exterior, surgem sete sereias com corpo de ave, asas e garras estendidas.
No reverso:
Ao centro, volta a surgir a figura de Ulisses em posição de defesa, armado com arco e flecha, no círculo interior. Já no círculo exterior, há uma serpente que, com o seu corpo, descreve sete curvas, sugerindo as sete colinas de Lisboa.
Na orla, as legendas “Ulisses”, “Portugal”, “2024”, “Casa da Moeda” e a indicação do autor surgem alternadas com a representação estilizada de ondas do mar.
Já ouviram falar em Viriato, Afonso Henriques, Cruzados….? Porque usar personagens fictícias de histórias para crianças gregas? Somos agora pagãos outra vez?
Não percebo a utilidade de criar uma moeda, dentro de um conceito de moeda única, que só pode ser utilizada em Portugal. Já estamos a inventar?