Homem do jogo aos 16 anos. Espanha bate França e vai lutar por ‘la cuarta’

RONALD WITTEK/EPA

Lamine Yamal tornou-se o mais jovem a marcar numa fase final do Campeonato da Europa esta terça-feira

Com um recorde que será difícil de bater, Yamal deu início à remontada de La Roja, que vai pela quinta vez a uma final do Euro. Da última presença, só um jogador resta no elenco espanhol.

Espanha está pela quinta vez numa final do Campeonato da Europa depois de vencer esta terça-feira a França por 2-1 no primeiro encontro das meias-finais do Euro2024, na casa do Bayern, em Munique.

O jogo resolveu-se na primeira parte — e bem cedo.

Depois de Kolo Muani adiantar os gauleses bem cedo no encontro, aos nove minutos, de cabeça, assistida por Kylian Mbappé, tal como tinha acontecido frente à Geórgia, La Roja não demorou a reagir.

Foi o menino de 16 anos, Lamine Yamal quem, aos 21 minutos, puxou de um “tiro” colocado fora de área para igualar o marcador — um golo que fez do espanhol do Barcelona o mais jovem a marcar numa fase final de um Europeu.

Um dia depois de dizer que o jovem Lamine “tinha de fazer mais” se quisesse ir à final, o médio Adrien Rabiot teve vista privilegiada para o remate histórico do adolescente.

Dani Olmo não tardou a virar o jogo. Aos 25 minutos e com apenas dois toques na bola, deixou Tchouameni pelo caminho já dentro da área para finalizar para dentro da baliza gaulesa.

Quinta final de La Roja — a terceira neste século

La Roja está assim na sua quinta final do Europeu — a terceira este século. Das cinco vezes que chegou lá, só perdeu uma, em 1984, frente à França de Platini (2-0), em Paris.

Três das quatro vezes que esteve na final venceu. Em 1964 bateu a União Soviética (2-1), em 2008 bateu a Alemanha com golo isolado do ponta-de-lança Fernando Torres (1-0) e na edição que se seguiu, em 2012, goleou a atual campeã Itália por 4 bolas a zero — numa final em que Torres voltou a marcar.

Dos 23 craques que marcaram presença em Kiev, na última final em que a Espanha esteve, só um vai repetir o feito, agora no Estádio Olímpico de Berlim, este domingo: o veterano de 38 anos, Jesús Navas.

Caso vença o Euro 2024, Espanha, atualmente empatada com a Alemanha com três troféus, torna-se a maior vencedora de Campeonatos da Europa.

Recorde de Yamal não deverá ser batido tão cedo

Yamal precisou de apenas 16 anos e 362 dias para fazer golo e ultrapassar o suíço Johan Vonlanthen, que o tinha feito em 2004 com quase mais dois anos do que Lamine (tinha 18 anos e 141 dias) contra… à França.

A sua Suíça sofreu o terceiro golo mais jovem da competição. Wayne Rooney tinha apenas 18 anos e 237 dias de idade quando, quatro dias depois, do golo de Vonlanthen, colocou o seu nome no pódio.

O golo frente à Polónia no Euro 2016 colocou o português Renato Sanches no mapa, com 18 anos e 317 dias. Foi o quarto mais jovem de sempre a marcar num Campeonato da Europa. Dragan Stojkovic, com 19 anos e 108 dias, está em quinto depois de um golo em 1984 também apontado contra a França.

Depois de Arda Guler ter batido, nesta edição do Euro, o recorde de Cristiano Ronaldo, com um golo frente à Geórgia, o capitão português e o seu golo no Euro 2004 frente à Grécia, quando tinha 19 anos e 128 dias, foram empurrados para sétimo lugar.

A final do Euro 2024 está marcada para domingo, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico de Berlim. Espanha aguarda agora para conhecer o seu adversário, que será o vencedor da segunda meia-final, agendada para esta quarta-feira entre os Países Baixos, campeões em 1988, e a Inglaterra, ‘vice’ em 2020.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.