Num protesto para a defesa do ambiente, em Itália, um condutor mostrou que não queria saber do assunto. E quase matava duas pessoas.
As manifestações em defesa do ambiente, da sobrevivência do planeta Terra, têm sido cada vez mais ao longo dos últimos anos.
E as formas de protestar são cada vez mais distintas, como alterar campos de golfe, esvaziar pneus de carros ou através de uma estátua de urso a urinar, entre outras.
Mas há uma manifestação que se mantém: bloquear estradas. Quer no contexto do clima, quer noutros contextos.
Os protestos contra as alterações climáticas chegaram a Itália.
Ainda há poucas semanas, dois jogos do Open de Itália em ténis, em Roma, foram interrompidos por causa de protestos.
No final do ano passado, o muito famoso Grande Canal de Veneza ficou verde; foi um corante utilizado pelos activistas.
E também houve bloqueio de estradas em Milão e em Cagliari.
Climate activists blocked wrong Italian. pic.twitter.com/KLxUiEiCYO
— RadioGenoa (@RadioGenoa) June 1, 2024
Não se percebe se o vídeo publicado neste sábado é muito recente, ou se está relacionado com esses bloqueios que aconteceram em Novembro de 2023.
O que é certo é o que se vê nas imagens: uma mulher e um homem estavam a bloquear a passagem de um carro. Mas o condutor, furioso, sai do carro e começa a arrastar os manifestantes.
Um deles volta a colocar-se à frente do carro, mas o condutor acelera na mesma, acertando duas vezes no activista, que fica no chão.
O condutor volta a abrir a porta, deixa alguns avisos, volta a acelerar, ainda acerta noutro manifestante e segue viagem.