Vice-chefe do Estado-Maior russo foi detido esta quarta-feira por suspeitas de corrupção em grande escala. É já a quarta detenção de um alto responsável da defesa no espaço de um mês.
Suspeito de fraude e suborno em grande escala, o vice-chefe do Estado-Maior do exército russo foi detido esta quarta-feira, de acordo com os meios de comunicação russos citados pela agência Reuters.
Vadim Shamarin, encarregado das comunicações, é acusado de ter “aceitado um suborno particularmente elevado” durante a adjudicação de contratos estatais. Ficará, de acordo a agência estatal TASS, em prisão preventiva até finais de julho.
Esta é já a quarta detenção de um alto responsável da defesa no espaço de um mês, como parte de uma “limpeza” a altos funcionários no âmbito de uma série de investigações criminais, após o afastamento de uma das maiores figuras da invasão da Ucrânia, Sergei Shoigu, e consequente mudança de ministro da Defesa.
A 23 de abril, Timur Ivanov, vice-ministro da Defesa, foi o primeiro visado, tendo sido colocado em prisão preventiva por suspeitas de suborno; seguiu-se o general Yuri Kuznetsov, chefe do pessoal do Ministério da Defesa e depois o general Ivan Popov, antigo comandante do 58.º exército russo.
Esta remodelação surge numa altura em que Putin inicia o seu quinto mandato presidencial e a guerra na Ucrânia dura há mais de três anos.
Cheira me que o Putin está a meter de lado os que eram contra a escalada da agressão e uso de armas nucleares. Espero estar enganado mas vamos ter conflito nuclear em breve. Ou ele esta a fazer como o amigo dele fez no outro pais que não posso dizer o nome aqui e ficou como presidente vitalício
O Putin genocida que devia estar preso ainda anda à solta.
O amigo dos charretes já foi.
Vai chegar a vez dele, já faltou mais!