A Madeira é a região mais pobre dos país: A culpa? “É de Miguel Albuquerque”

4

Homem de Gouveia / LUSA

O secretário-geral do Partido Socialista Pedro Nuno Santos disse, este sábado, que “não é normal” a Madeira ser a região mais pobre do país e responsabilizou o atual presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Pedro Nuno Santos responsabiliza o PSD e Miguel Albuquerque pelo nível de pobreza na Madeira.

“A Madeira é a região mais pobre do país e aqui também não podem culpar os socialistas, a responsabilidade é mesmo do PSD. A responsabilidade é mesmo de Miguel Albuquerque e ele sabe que é. Ele sabe que a responsabilidade por nós termos na Madeira a região mais pobre do país é dele. Ele tanto sabe que tenta normalizar”, afirmou Pedro Nuno Santos.

Segundo o relatório “Portugal, Balanço Social 2023”, apresentado esta semana, o risco de pobreza no país subiu para 17% no ano passado, o que fez com que mais 60 mil pessoas ficassem em risco de ficar pobres, uma realidade que afetou principalmente as mulheres.

A Madeira tem a maior taxa de pobreza em Portugal, estando quase 10 pontos percentuais acima da média nacional na Madeira e nove pontos percentuais acima da nacional nos Açores.

Num comício da candidatura do PS/Madeira às regionais de 26 de maio, liderada por Paulo Cafôfo, no Funchal, Pedro Nuno Santos criticou o PSD/Madeira e disse que Luís Montenegro tem vergonha de Miguel Albuquerque.

O secretário-geral do PS seguiu nas críticas à gestão de Albuquerque (demissionário e novamente cabeça de lista), sublinhando que a ausência do líder nacional do PSD, Luís Montenegro, na campanha eleitoral se deve a “ter vergonha” de aparecer ao lado do presidente do Governo Regional – que está demissionário e é arguido num processo que investiga suspeitas de corrupção.

“Os líderes nacionais têm orgulho, querem estar aqui, há um que não está, porque não acredita no seu candidato”, sublinhou.

São 48 anos de poder e eles não acabam os 48 anos com orgulho. Eles não acabam bem. Nem em Lisboa têm orgulho do trabalho que o PSD/Madeira fez, destes 48 anos”, acrescentou.

Segundo o dirigente, “está na hora” de mudar como se governa e como se vive na Madeira, mas também garantir estabilidade política, económica e social para a região: “O que se cola ao PSD da Madeira, o que se cola hoje a Miguel Albuquerque é incompetência e instabilidade”.

Além de responsabilizar o PSD pela pobreza, Pedro Nuno Santos realçou a “incapacidade” para resolver os problemas na habitação e na saúde, referindo que “a Madeira, em perto de uma década, perdeu 17.000 habitantes, a maioria esmagadora jovens”, e considerando que o modelo de desenvolvimento económico da região está “esgotado” e “tem de ser muito mais que turismo e imobiliário”.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. A culpa é sempre dos outros não é Pedro Nuno Santos? Tu quando fizeste porcaria no governo já não assumias nada, típico…..

    0
    1
  2. 40% vivemm abaixo do Limiar da Pobreza, quer dizer, vivem ao nivel de animais, não tem uma vida condigna.
    O Terrorismo do Desprezo pelos outros (são Cidadaos como todos).
    A “Democracia” do Capitalismo do Estado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.