Acontece todos os dias: pessoas condenadas por conduzirem alcoolizadas. Só consegue safar-se quem sofrer de síndrome de fermentação intestinal (ou de “auto-cervejaria”).
Um homem belga foi levado a tribunal, depois de ter sido apanhado a conduzir embriagado.
Este caso, na Bélgica, parecia, apenas, um como outros tantos – só que, afinal, não…
Esta segunda-feira, o juiz deliberou que o indivíduo em questão tinha álcool no sangue enquanto guiava porque sofre de síndrome de fermentação intestinal (ABS) – uma doença rara em que o corpo produz álcool.
Também conhecida como “síndrome de auto-cervejaria”, esta condição faz aumentar os níveis de álcool no organismo, mesmo sem consumir.
Por “infeliz coincidência”, disse a advogada do homem à Reuters, citada pela CNN, o arguido trabalha numa cervejaria.
Segundo a imprensa belga, o juiz sublinhou que o suspeito – examinado por três médicos – não apresentava qualquer sintoma de intoxicação.
Em 2015, o ZAP noticiou o caso de um inglês que apanhava uma bebedeira sempre que comia batatas fritas.
Acredita-se que a “síndrome auto-cervejaria” no organismo se aciona quando a quantidade de fungos do estômago ultrapassa a de bactérias boas.
Assim, sempre que a pessoa que sofre do síndroma consome comidas que agradam aos fungos, tais como açúcares e hidratos de carbono, estes multiplicam-se, produzindo álcool etílico que depois acaba por fluir para a corrente sanguínea.
Normalmente, as pessoas não nascem com esta doença, sendo mais provável desenvolvê-la quando têm já doenças relacionadas com os intestinos.
“Em 2025, o ZAP noticiou o caso de um inglês…” 2015
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.