Para assinalar o aniversário da expedição de Sir Edward Mountain, os aficionados pelo monstro de Loch Ness pediram ajuda à NASA na busca pela criatura lendária.
O Centro de Loch Ness fez um apelo à NASA para que esta partilhe a sua perícia numa nova busca pela lendária criatura que habita as águas profundas do lago escocês. A procura está programada para coincidir com o 90.º aniversário da expedição de Sir Edward Mountain, de 30 de maio a 2 de junho.
A recente solicitação vem na sequência de uma das maiores buscas já realizadas no lago, no ano passado, onde foram captados ruídos subaquáticos intensos e várias potenciais avistamentos através de um hidrofone. Desde a primeira expedição em 1934, já foram registados mais de 1156 avistamentos no registo oficial do monstro de Loch Ness.
Aimee Todd, representante do Centro de Loch Ness, expressou a esperança de que “caçadores de Nessie” ao redor do mundo possam ajudar a estabelecer contato com a NASA através das redes sociais. “Contamos com a orientação especializada deles para avançar na nossa busca incessante por respostas,” disse.
A iniciativa não se limita apenas à busca visual tradicional. Voluntários serão instruídos a observar a superfície do lago em busca de qualquer irregularidade na água. Para aqueles que não podem estar presentes fisicamente, será possível participar através de câmeras ao vivo disponibilizadas no site Visit Inverness Loch Ness, revela a Sky News.
O evento também contará com a exibição do documentário “Loch Ness: They Created A Monster”, que explora a febre da caça ao monstro nas décadas de 1970 e 1980. Uma sessão de perguntas e respostas com o diretor John MacLaverty está programada, além de um debate ao vivo com o investigador Alan McKenna, do Loch Ness Exploration, e um testemunho ocular.
Os participantes terão ainda a oportunidade de embarcar num passeio de barco com Alistair Matheson, capitão do Deepscan e piloto do Projeto Loch Ness. Juntos, utilizarão um hidrofone de 18 metros para captar sons misteriosos que ecoam das profundezas do lago.
“Além de solicitar a ajuda de caçadores de monstros aspirantes, estamos buscando a colaboração de especialistas. Estamos entusiasmados para tornar esta busca a maior de todas, enquanto procuramos novos equipamentos para desvendar os maiores mistérios do lago”, remata Paul Nixon, gerente geral do Centro de Loch Ness.