A sul-coreana Samsung deu uma “dentada” na maçã e conquistou a primeira posição no mercado global de smartphones à norte-americana. Dificuldades na China ditaram a queda da norte-americana do trono.
De acordo com os dados divulgados pela consultora IDC e reportados pela agência Reuters, a Apple viu suas vendas de smartphones diminuir cerca de 10% durante o primeiro trimestre de 2024: vendeu um total de 50,1 milhões de unidades, uma queda abrupta face aos 55,4 milhões vendidos no mesmo período de 2023.
A quota de de mercado da Apple caiu para 17,3%, muito graças ao crescimento do Android em marcas como a Huawei, Xiaomi e, claro, Samsung, que foi a que mais beneficiou.
A gigante tecnológica registou um aumento de 7,8% nas suas vendas, alcançando um total de 60 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre do ano. A quota de mercado subiu para os 20,8%. De janeiro a março, vendeu 289,4 milhões de unidades.
Na terceira posição surge outro gigante tecnológico da China, a Xiaomi, que consolidou a sua posição como um dos principais fabricantes de smartphones com uma quota de mercado de 14,1%.
E foi da China, terceiro maior mercado da Apple, que chegaram as dificuldades da norte-americana. As vendas no país asiático caíram 2,1% no final de 2023 e a tendência ainda não foi revertida. A queda no mercado chinês deve-se não tanto à pressão da Xiaomi e Huawei, mas em grande parte a restrições impostas por algumas empresas e agências governamentais chinesas, que limitam o uso de dispositivos Apple pelos seus funcionários.