Dona da Fórmula 1 compra MotoGP e Superbikes “de rajada”. Dorna mantém cerca de 14% do capital da empresa, avaliada em 4,2 mil milhões de euros. Será que vem aí um “SuperBowl” das duas modalidades?
A Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1, adquiriu, por 3,5 mil milhões de euros, 86% do capital da Dorna, empresa promotora dos campeonatos do mundo de velocidade, entres eles o MotoGP, e Superbikes, foi esta segunda-feira anunciado.
Em comunicado, a empresa espanhola Dorna, detentora dos direitos comerciais e televisivos dos campeonatos de MotoGP [onde milita o português Miguel Oliveira], Moto2, Moto3 e MotoE, Superbikes e Campeonato do Mundo Feminino, explica que mantém cerca de 14% do capital da empresa, avaliada em 4,2 mil milhões de euros, que “continuará sediada em Madrid” e com Carmelo Ezpeleta como diretor executivo, como tem acontecido desde 1994.
“Estamos satisfeitos por expandir o nosso leque de desportos e entretenimento com a aquisição do MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e diretor executivo da Liberty Media, citado pelo comunicado da Dorna. O mesmo responsável frisou que “o MotoGP é um campeonato com uma base leal e entusiástica de adeptos, corridas cativantes e geradora de receitas”.
“O Carmelo e a sua direção construíram um grande espetáculo desportivo que poderemos expandir para uma audiência mais global. O negócio tem uma ampla margem de crescimento e tencionamos fazer crescer o MotoGP para os adeptos, equipas e parceiros comerciais”, sublinhou ainda Greg Maffei.
A Dorna, que detém os direitos do Mundial de velocidade em motociclismo desde 1991, passará a integrar o portfólio da Liberty Media, mas manter-se-á como uma empresa a operar de forma independente.
“Este é o próximo passo perfeito para a evolução do MotoGP e estamos muito satisfeitos com o que isto traz para a Dorna, para o paddock de MotoGP e para os adeptos”, frisou Carmelo Ezpeleta.
As duas empresas esperam que o negócio esteja concluído até final do ano de 2024.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a Liberty Media está a analisar a ideia. O plano passa por criar uma espécie de “SuperBowl sobre rodas”, numa união dos novos “irmãos” da empresa — um evento conjunto chamado Super GP, com lugar no mesmo circuito, no mesmo fim de semana. No entanto, há obstáculos, nomeadamente em relação à infraestrutura dos circuitos.
ZAP // Lusa