“Rival” do Tesla Model 3 distinguido pela potência, autonomia e design, com a sua berlina 100% elétrica e ecrã tátil rotativo de 15,6 polegadas.
Já é conhecido o Carro do Ano Nacional 2024, que sucede ao Renault Austral como detentor do Troféu Volante de Cristal, iniciativa do grupo Impresa.
O BYD Seal é o vencedor da 41ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal — e não só. O elétrico da marca chinesa também arrecadou o prémio de Elétrico do Ano e o Prémio Design, com a sua berlina 100% elétrica.
O Seal conseguiu, de acordo com o Jornal de Negócios, uma vitória consensual entre os 19 jurados do concurso, destacando-se entre os outros seis finalistas graças aos seus 99 pontos.
Equipado com 313 cv de potência, tração traseira e uma autonomia elétrica de 570 quilómetros, o modelo ‘Design’ do BYD Seal está disponível no mercado nacional por 46.990 euros.
Além disso, oferece uma versão ‘Excellence’ com tração integral, dois motores que totalizam 530 cv, e 520 quilómetros de autonomia, por 47.990 euros.
Produzido pela BYD Auto, uma das principais fabricantes de veículos elétricos (VE) na China, o modelo é encarado como concorrente direto do Tesla Model 3.
Clio, Toyota e Volvo premiados
Um total de 41 automóveis divididos por oito categorias, incluindo Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, entre outros, marcaram presença no evento em que o Renault Clio foi eleito o Citadino do Ano e o Toyota C-HR o Híbrido do Ano.
A estética, desempenho, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental foram os principais critérios tidos em conta pelos júris.
No que diz respeito ao design, foi mesmo o vencedor BYD Seal a sobressair, tanto pelo seu estilo externo quanto pelo design interior, sendo reconhecido pela qualidade premium dos materiais e acabamentos. O veículo inclui um inovador ecrã tátil rotativo de 15,6 polegadas no painel de bordo e uma consola central minimalista.
A edição deste ano também reconheceu o sistema LIDAR da Volvo com o Prémio Tecnologia e Inovação, com destaque para a sua precisão e fiabilidade na deteção remota.
Além dos prémios atribuídos aos veículos, a Comissão Executiva do concurso homenageou Daniela Simões, fundadora e CEO da Miio, com o Prémio Personalidade do Ano, graças ao seu impacto na mobilidade elétrica em Portugal e além-fronteiras. A startup portuguesa, fundada em 2019, tem contribuído significativamente para a simplificação do processo de carregamento de veículos elétricos, contando já com mais de 270 mil utilizadores registados.
Eis a lista de vencedores:
- Carro do Ano: BYD Seal
- Citadino do Ano: Renault Clio
- Elétrico do ano: BYD Seal
- Híbrido do Ano: Toyota C-HR
- Híbrido Plugin do Ano: Toyota Prius
- Familiar do ano: Renault Espace
- Grande SUV do Ano: Kia EV9
- SUV Compacto do ano: Jeep Avenger
Acho o melhor carro elétrico do mundo.. preço serão assciveis???
Não comprem produtos chineses porque a china usa o lucro dessa verba para fazer e desenvolver armas nucleares! A china é mentirosa, eles dizem que os produtos deles são seguros mas por exemplo, os carros autónomos deles são os que mais acidentes causam mas eles ocultam isso enquanto a tesla que é muito melhor anda nas bocas do mundo pelos, apenas alguns, acidentes causados!
Não publicitem produtos chineses porque a china usa o lucro dessa verba para fazer e desenvolver armas nucleares! A china é mentirosa, eles dizem que os produtos deles são seguros mas por exemplo, os carros autónomos deles são os que mais acidentes causam mas eles ocultam isso enquanto a tesla que é muito melhor anda nas bocas do mundo pelos, apenas alguns, acidentes causados!