Um advogado do líder da oposição russa, Alexei Navalny, que morreu na prisão no passado dia 16 de fevereiro, foi detido, esta terça-feira, em Moscovo.
Segundo meios de comunicação social russos citados pela BBC, o advogado Vasily Dubkov foi detido por “atentar contra a ordem pública”.
Após a morte de Navalny, a 16 de fevereiro, o advogado acompanhou a mãe da figura de proa da oposição russa, Lyudmila Navalnaya, à colónia penitenciária do Ártico para onde o filho fora transferido em dezembro e se encontrava a cumprir uma pena de 19 anos, para levar o seu corpo, que as autoridades prisionais retiveram durante mais de uma semana.
Em outubro de 2023, outros advogados de Navalny – Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Aleksei Lipster – foram detidos sob a acusação de “extremismo”.
Em janeiro deste ano, outra advogada do líder da oposição russo, Olga Mikhailova, afirmou ter sido acusada do mesmo crime e ter decidido permanecer no exílio.
As autoridades russas proibiram em 2021 a Fundação Anticorrupção, a organização liderada por Navalny, por “extremismo”.
O corpo de Alexei Navalny foi finalmente entregue à mãe no sábado, 24 de fevereiro, oito dias após a sua morte. Esta quarta-feira, o porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, informou que o funeral de Navanly se vai realizar a 1 de março.
Lyudmila Navalnaya disse ter sido ameaçada pelas autoridades, que queriam que o filho fosse enterrado “em segredo” depois de declararem que este morreu de “causas naturais”.
ZAP // Lusa
E Un a Un , Putin lá vai fazendo desaparecer discretamente , qualquer opositor que se manifeste , como qualquer Ditador assassino que se “desrespeite ” , e são muitos a poluir este Planeta !