“Batalha contra o tempo” no Japão. 155 sismos abalaram o centro do país desde segunda-feira e causaram “numerosas vítimas” e danos materiais significativos.
Pelo menos 48 pessoas morreram no sismo que atingiu a costa oeste da região central do Japão na segunda-feira, segundo um novo balanço divulgado esta terça-feira pelas autoridades japonesas. Anteriormente, os responsáveis japoneses tinham informado que 30 pessoas haviam morrido no terramoto.
As autoridades também suspenderam esta terça-feira o alerta de tsunami.
O sismo, de magnitude de 7,6 na escala aberta de Richter e com epicentro na península de Noto, levou as autoridades a ativar o alerta de tsunami, em vigor durante 18 horas, ao longo da costa ocidental das ilhas de Honshu e Hokkaido e do norte da ilha de Kyushu.
HAPPENING NOW: First visuals of HUGE wave hitting Suzu City in Japan#Earthquake #Japan #tsunami pic.twitter.com/1KH8D5yCTw
— JAMES – ONTHERIGHT (@Jim_OnTheRight) January 1, 2024
As autoridades indicaram também que 48 pessoas morreram, muitas delas na cidade de Wajima, uma localidade de cerca de 27 mil habitantes da autarquia de Ishikawa, que se encontra entre as mais afetadas devido à proximidade do epicentro. No total, mais de 100 mil pessoas foram evacuadas.
First pictures emerge of damaged houses after 7.4 magnitude earthquake hits #Japan. pic.twitter.com/mpX0jpK2GU
— Ahmer Khan (@ahmermkhan) January 1, 2024
Os 155 sismos que abalaram o centro do Japão desde segunda-feira causaram “numerosas vítimas” e danos materiais significativos, incluindo edifícios desmoronados e incêndios, afirmou o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
At least 30 people died in a strong earthquake that struck the Noto Peninsula and surrounding areas in central Japan on New Year’s Day, according to Kyodo News.
共同通信によると、元旦に中部の能登半島とその周辺地域を襲った強い地震で、少なくとも30人が死亡した。#地震#津波警報… pic.twitter.com/ASCPVr4DhV
— Random_facts (@leluan28) January 2, 2024
“Salvar vidas é a nossa prioridade e estamos a travar uma batalha contra o tempo“, declarou Kishida, acrescentando ser “fundamental que as pessoas presas nas casas sejam resgatadas imediatamente”.
WATCH: 7.6-magnitude earthquake hits western Japan. Reports of damage coming in pic.twitter.com/g2C1Fxetb4
— BNO News (@BNONews) January 1, 2024
O Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeo, enviou esta terça-feira uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro japonês pelas vítimas do terramoto que atingiu a costa ocidental do centro do Japão, na segunda-feira. Yoon ofereceu a ajuda de Seul para os trabalhos de recuperação da zona afetada e fez votos para que a população local possa regressar à vida normal rapidamente.
ZAP // Lusa