O domínio desportivo aumentou as vendas do “touro vermelho”. Mas há quem consiga vender mais bebidas a nível global.
A Red Bull já assegurou – há muito tempo – o título de construtores na Fórmula 1. E entretanto Max Verstappen continuou o seu “passeio” e também já se sagrou campeão, num campeonato que terminou neste domingo.
O que isto tem a ver com economia? Muito.
O domínio nas quatro rodas teve consequências nas vendas da conhecida bebida energética, em 2023.
“Ao anunciarmos o produto globalmente durante 23 fins-de-semana de corrida por ano, somos o maior impacto de marketing que a empresa de bebidas tem”, disse na CNBC o director da equipa Red Bull de Fórmula 1, Christian Horner.
A Red Bull cimentou assim o segundo lugar mundial na lista de vendas, entre as empresas de bebidas energéticas. Tem 13% da quota de mercado global.
Sim, segundo lugar. Há alguém, ou há uma empresa, que supera o “touro vermelho”.
É a Monster Beverage.
Tem a Monster Energy, que não será propriamente a bebida mais conhecida em Portugal. Embora não seja um nome estranho para muitos.
A empresa foi fundada nos EUA há quase 90 anos, em 1935. A família Hansen, fundadora, só vendia sumos no início.
A Hansen’s Juices chegou a declarar falência: foi em 1988, quando foi comprada pela California CoPackers Corporation. Mudou de nome para Hansen Natural Company.
Em 2002 a empresa lançou a já mencionada Monster Energy, uma bebida energética com mais cafeína, açúcar e taurina do que os concorrentes, e com uma lata maior e um logotipo marcante. E passou a ser um sucesso.
Tal como a Red Bull, passou a ser habitual ver o famoso logotipo do “monstro” em eventos de desportos radicais, de automobilismo ou mesmo de música.
Em 2012 passou a chamar-se Monster Beverage Corporation; estava focada nas bebidas energéticas.
Dois anos depois a Monster fez uma parceria com a Coca-Cola Company, que adquiriu 17% da empresa e transferiu algumas das suas marcas de bebidas para a empresa.
Mais recentemente, há três meses, a Monster chegou a acordo para comprar a Vital Pharmaceuticals, proprietária de uma bebida rival: a Bang Energy. A Bang é a terceira bebida energética mais vendida nos EUA – sendo superada apenas por… Monster e Red Bull.