/

Neuralink vai implantar o primeiro chip num cérebro. Já se pode candidatar

Neuralink

A Neuralink, a startup de chips cerebrais de Elon Musk, está a preparar-se para implantar o seu dispositivo inovador no seu primeiro participante humano.

Desde o início da Neuralink, em 2016, a empresa tem ambicionado criar um dispositivo que possa revolucionar as capacidades humanas, permitindo tarefas como a comunicação telepática e os jogos controlados pela mente.

No entanto, o seu foco inicial está em ajudar indivíduos com distúrbios neurológicos graves a recuperar o controlo sobre as suas vidas através da atividade cerebral. Com a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, recebida em maio, a Neuralink está a preparar-se para os seus primeiros ensaios em humanos.

O chip cerebral da Neuralink é um dispositivo do tamanho de uma moeda que só pode ser implantado através de um robô especializado. A empresa já fez mais de 150 cirurgias de implantação em cobaias animais, incluindo ovelhas, porcos e macacos. O procedimento cirúrgico envolve a remoção de uma secção do crânio, seguido da inserção do dispositivo pelo robô.

À medida que a Neuralink procura o seu primeiro voluntário, a empresa tem planos ambiciosos para operar 11 pessoas no próximo ano e espera aumentar o número de participantes para mais de 22 mil até 2030, segundo a Bloomberg.

No entanto, não é qualquer pessoa que se pode candidatar a participar nos ensaios em humanos da Neuralink. Para serem elegíveis, os candidatos têm de ter condições específicas, que incluem quadriplegia, paraplegia, deficiência visual ou cegueira, afasia (incapacidade de falar), deficiência auditiva ou surdez e amputação de membros importantes que afetem acima ou abaixo do cotovelo e/ou joelho. Além disso, os candidatos devem ter mais de 18 anos de idade.

Os candidatos que cumpram estes critérios podem iniciar o processo de candidatura no site da Neuralink.

Após o rastreio inicial, os candidatos têm de preencher um formulário de consentimento que autoriza a partilha de registos médicos. É-lhes também pedido que forneçam informações sobre o seu prestador de cuidados primários e que concedam à Neuralink acesso a exames de TAC e ressonâncias magnéticas da cabeça, resultados de testes de HIV, registos de qualquer tratamento de abuso de drogas ou álcool e informações sobre testes genéticos.

Após a apresentação do formulário de consentimento, os candidatos passam a um questionário que demora cerca de 45 a 60 minutos a preencher. Os candidatos selecionados para o ensaio através do formulário serão contactados mais tarde.

Prevê-se que o ensaio em humanos se prolongue por seis anos e envolverá várias visitas de acompanhamento para garantir que o dispositivo funciona corretamente. Os participantes também terão de participar em pelo menos duas sessões de uma hora por semana.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.