Há algumas marcas que facilmente se percebe a origem do nome. Outras é preciso parar para reflectir.
A grande maioria dos leitores já terá entrado em, pelo menos, num destes carros. Ou até pode ter um.
Mas já parou para pensar o que significa a marca da sua viatura? Sobretudo quando há siglas pelo meio.
Neste artigo deixamos explicações para as empresas mais conhecidas. Algumas são de associação fácil, outras nem por isso.
Seguindo uma ordem alfabética, começamor pela ALFA Romeo. O nome divide-se em duas explicações: Alfa = Anonima Lombarda Fabbrica Automobili e Romeo = Nicola Romeo comprou a empresa em 1915.
BMW. Aqui vamos até à Alemanha para encontrar a Bayerische Motoren Werke, ou “Fábrica de Motores da Baviera”.
O “falecido” DATSUN surgiu, primeiro, das iniciais dos fundadores da empresa de automóveis Kwaishinsha Motor Car Works: Den, Aoyama e Takeuchi (DAT, que significa “relâmpago” em japonês). Mais tarde, o fundador da Nissan passou a controlar a DAT e os carros passaram a ser “filhos de DAT”, ou DAT son – que passou a ser DATSUN, relacionado com o famoso sol nascente do país do sol nascente, o Japão.
Voltando a Itália, a FIAT é de Turim. Assim se explica a Fabbrica Italiana Automobili Torino.
JEEP. Aqui há duas teorias: ou referência a Eugene, the Jeep, o animal com poderes sobrenaturais que acompanhava Popeye (e porque a viatura superava muitos obstáculos no terreno); ou referência a GP, General Purpose (propósito geral), que era a denominação militar para este tipo de veículos.
A NISSAN chamava-se Nihon Sangyo – “indústria japonesa”. Mas, na bolsa de Tóquio, passou a ser abreviada entre os investidores. E a própria empresa reduziu o nome.
Já o SMART não quer dizer “esperto” ou “inteligente”. O nome surgiu depois de um acordo com a Mercedes: Swatch Mercedes Art Car.
Apelidos, cidade e filha
Outras empresas muito conhecidas reflectem o apelido do seu fundador: a Renault foi fundada por Louis Renault, o criador da Ferrari foi Enzo Ferrari, a Peugeot foi fundada por Armand Peugeot, a Opel por Adam Opel
A Mercedes teve origem num carro que serviu para homenagear a filha do empresário Emil Jellinek, responsável pelo primeiro Mercedes. É que a sua filha chamava-se Mercédès Jellinek.
A Toyota foi criada por Kiichiro Toyota, numa cidade chamada Koromo na altura – mas que hoje se chama… Toyota. A cidade mudou de nome para homenagear a maior empresa e empregadora local.
A Volkswagen, a maior fábrica mundial neste sector, tem uma explicação diferente: é o “carro do povo” em alemão.
Este artigo carece de uma correcção.
O fundador da Toyota chama-se Kiichiro Toyoda,e não Toyota, o motivo desta mudança é devido em japonês, Toyoda é escrito com dez traços, e Toyota com oito, considerado um número de prosperidade.
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, com que enriquece a nossa notícia.