Plantar árvores de forma descontrolada e desinformada pode ser mais prejudicial do que benéfico para o ambiente. Forçar a criação de novas florestas não só não faz milagres como ainda agrava a crise ambiental.
De acordo com um estudo publicado no início deste mês, na revista Trends in Ecology & Evolution, por investigadores da Universidade de Oxford (Reino Unido), revelou que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, plantar árvores desmedidamente não vai resolver os problemas ambientais.
A pesquisa destaca diversos projetos de plantação de árvores mal planeados, e que, por isso, podem ser mais prejudiciais do que benéficos para o ambiente.
Embora alguns projetos efetivamente reflorestem terras, muitos optam pela aflorestação—transformando regiões anteriormente não florestadas, como prados, em florestas. Apesar de contribuir para o armazenamento de algum carbono, isso vai afetar negativamente a fauna local, não adaptada a ecossistemas florestais.
“Na savana brasileira, por exemplo, um aumento de 40% na cobertura lenhosa resultou numa redução de 30% na diversidade de plantas e formigas”, escreveram os investigadores do estudo, citados pelo Gizmodo.
O autor principal, Jesús Aguirre-Gutiérrez, enfatiza que estes projetos recorrem, frequentemente, à plantação de uma variedade de árvores, que acaba por prejudicar a biodiversidade local.
“Por que é que não apostamos realmente em reflorestar as áreas críticas e conservar os ecossistemas naturais, ou seja: as florestas que já temos?”, questionou, acrescentando que é necessário adotar uma abordagem mais holística, a fim de se preservarem a flora e a fauna nativas.
Há outras maneiras de salvar o Planeta
Os investigadores questionaram a eficácia global da plantação de árvores, para mitigar as alterações climáticas. Em vez disso, defendem um maior investimento em energia limpa e em responsabilizar as indústrias poluentes como estratégias mais eficientes.
Um relatório recente da Agência Internacional de Energia (AIE) sublinhou a importância de reduzir as emissões de carbono na fonte. “Remover carbono da atmosfera é muito caro. Em primeiro lugar, temos de fazer tudo o possível para parar de o colocar lá”, disse o Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol.
Conclusão: apesar de a plantação de árvores ser fundamental para a conservação ambiental, não deve ser vista como uma solução milagrosa para o problema das alterações climáticas.
Se deixássemos todos de dar peidos, também era muito bom para o ambiente.