Termos jornalísticos relacionados com eleições na Alemanha, primeiro, confundem-nos, mas depois tudo tem explicação.
Quem segue eleições na Alemanha saberá o que vai ser explicado neste artigo.
Quem, como nós, costuma espreitar jornais alemães, já se deve ter cruzado várias vezes com a palavra “Ampelparteien” nos últimos tempos.
“Ampel” é semáforo em alemão. Mas as notícias não são sobre tráfego rodoviário; são sobre política.
“Parteien” significa partidos. “Ampelparteien” junta duas palavras numa – como é muito habitual na língua alemã.
Temos então os “partidos do semáforo”.
Mas isto quer dizer o quê? E porque tem sido uma palavra tão aproveitada nos jornais alemães?
Resposta à primeira pergunta: vermelho-amarelo-verde. As cores dos semáforos são também as cores dos três partidos que formam Governo em Berlim: SPD (vermelho), FDP (amarelo), Bündnis 90/Die Grünen (verde).
Porque tem sido tão utilizado pelos jornalistas nos últimos quase dois anos: precisamente porque esses três partidos formaram uma aliança nacional, pela primeira vez, em Dezembro de 2021. A coligação inédita permitiu constituir o actual Governo da Alemanha.
“O semáforo está de pé!”, disse na altura o chanceler Olaf Scholz (SPD).
Essa foi uma estreia nacional mas, a nível local já começou em 1991, em Bremen. Agora a palavra “semáforo” foi recuperada porque esses três partidos sofreram uma derrota clara nas eleições na Baviera e em Hesse, no domingo passado.
Voltando aos três partidos do Governo, há significado para as siglas e para as cores de cada um.
O SPD é o nosso PSD: Sozialdemokratische Partei Deutschlands – Partido Social Democrata da Alemanha. Mas sim, é vermelho (uma cor quase sempre associada ao socialismo e ao comunismo). Na verdade, o SPD foi um dos primeiros partidos criados com base no Marxismo; chegou mesmo a ser o maior partido marxista na Europa. O vermelho está explicado.
O Bündnis 90/Die Grünen é o Aliança 90/Os Verdes. Uma fusão entre um partido da República Democrática da Alemanha e um partido da República Federal da Alemanha. A cor verde dispensa explicações.
Por fim, o FDP – Freie Demokratische Partei, o Partido Liberal Democrático. O amarelo costuma ser associado ao liberalismo. “FDP” é uma sigla utilizada por alguns portugueses, com outro significado (ouve-se muito em estádios, durante jogos de futebol).