Os carros eléctricos são particularmente sensíveis à mudança de estação. Vários componentes têm de ser analisados.
Sem querer imitar uma famosa série televisiva, o Outono já chegou e isso é sinónimo de eventuais problemas para os carros eléctricos.
Muitos carros eléctricos são particularmente sensíveis às mudanças de temperaturas. Vários componentes são afectados.
A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, destaca a bateria, em dicas enviadas ao ZAP.
A bateria é um componente do eléctrico que pode ser muito alterado por causa da mudança de estação e da mudança de temperatura que se avizinha. Se esse “choque” não for controlado, o carro pode ficar parado a meio de uma viagem.
O líquido refrigerante do motor também deve ser analisado com cuidado, manter-se em bom estado; e assegurar que mantém as suas propriedades anticongelantes, algo que é essencial para a saúde do motor – ajuda a evitar que o circuito de refrigeração congele e previne eventual avaria do motor.
Por isso, sugere a empresa, mais vale pagar 70 euros para trocar o líquido refrigerante do motor do que pagar muito mais por um novo motor.
A chuva também deve passar a ser mais frequente e, nesse contexto, é melhor olhar bem para os pneus: não devem ter profundidade inferior a 3 milímetros; caso contrário, a distância de travagem pode duplicar em dia de chuva.
Ainda sobre os pneus, o termómetro de temperatura exterior também deve ser vigiado: se mostrar menos do que 8.ºC, é melhor ter um pneu mais adequado para frio, chuva e neve.
Como em qualquer carro, as escovas e o líquido limpa pára-brisas parecem ser pormenores, mas também não devem ser esquecidos.
Ainda existem carros elétricos?
Afinal, os carros eléctricos não são o tema deste artigo. São todos os carros.
Experimente sair da sua cave e ir à rua, vai ver que vê muitos.
Verdade, ia dizer o mesmo. Que artigo magnífico!
Já que já saíu da cave, experimente tirar os óculos que lhe convenceram a usar.
Mais um artigo escrito pelos que gostavam de ter um elétrico mas não têm (vulgo invejosos), para os ignorantes que odeiam os carros elétricos mas não sabem porquê. Devem ter ações da Galp…
Um artigo com tanto texto e não diz absolutamente nada. Nota-se bem que foi mesmo só para encher chouriços.
Já agora… os carros eléctricos fazem o aquecimento das próprias baterias. Não há risco nenhum com o arrefecimento da temperatura nem se tem que “controlar” nenhum “choque”!
A grande maioria sim, faz, mas por exemplo o nissan leaf, não faz acondicionamento nenhum.
Basta vê-los a carregar no verão e nem uma ventoinha se ouve… Infelizmente.
Mas concordo, neste artigo, a parte relacionada com o carro elétrico foi metida a martelo… Só para apelar à visualização.
O meu electrico constipou-se, uma gripe terrivel, 39° graus de temperatura. Talvez uma dieta a petroleo o cure…
Anticongelante em um carro elétrico…..
Que artigo tão idiota. Como alguém disse, este artigo aplica-se a todos os carros, nem aos eletricos se aplica
Quando o lobby anti-elétricos faz uma publicação, fico logo com vontade de ir comprar outro elétrico para juntar ao que já tenho!
Como é que se poderia ter alguma vez inveja de uma carroça elétrica que costuma ser feia como o raio que a parta? Impossível diria eu, a não ser para masoquistas.
Vejo aqui muita gente a desdenhar dos veiculos eléctricos.
Como eu os compreendo: falta-lhes o pilim para lá chegarem! Mas a Cofidis empresta…
Como diz o ditado: estão verdes, não prestam.
Mas sempre lhes pergunto: se tiverem de comprar agora um veiculo novo compram com motor a combustão?
Se sim, e se for a gasóleo, mal sai do stand passa a valer apenas 50%. Se for a gasolina, daqui a 5 anos se quiserem trocar vale pouco mais que zero.
Só para terem noção de como está o ” estado da arte” a Volvo a partir de Fevereiro/24 deixará de produzir veiculos a gasóleo.
Conheço alguém que desdenha dos eléctricos e diz que espera pelos veículos a hidrogénio. Claro que daqui a 10/15 anos talvez tenha oferta adequada e rede de abastecimento razoável. Mas a verdadeira razão é porque lhe falta aquela coisa com que se compram os melões.
E eu até estou à vontade no que estou a afirmar porque tenho um carro a gasolina e outro a gasóleo…
Não gosto de veículos eléctricos. Poderia comprar, mas nunca me inspiraram. Se tenho pena? Nenhuma. Falam em invejosos, como assim? Os eléctricos para além de terem um design aprazível, dão poucos problemas!