No ano passado o preço de venda do leite foi mais baixo do que o custo de produção. É o conhecido dumping.
O Observatório de Preços ficou disponível na quarta-feira passada e já é possível estabelecer algumas conclusões da análise ao mercado.
Um estudo realizado em Abril e Maio, relacionado com este observatório do sector agro-alimentar, mostra que foi praticado dumping na venda do leite.
Dumping é uma forma de concorrência desleal, com preços anormalmente baixos, com preços de venda que não reflectem o seu custo real. Na prática, o preço de venda é mais baixo do que os custos de produção.
As vendas com prejuízo são proibidas mas, em Portugal, verificou-se essa prática ao longo do ano passado, de acordo com o jornal Público.
Tal como era previsto (o Observatório de Preços foi criado para isso), foi analisado a importância de cada elo na elaboração do preço de venda do final do leite.
Também foram avaliadas as principais categorias de custos que contribuem para esse preço e foi realizada uma análise gráfica da evolução dos preços ao longo dessa cadeira de valor.
O estudo mostra que houve grandes diferenças nos custos alimentares “entre explorações com produção própria de alimentação e as explorações que compram a alimentação fora da exploração”.
O Parlamento Europeu explica que o dumping surge quando as empresas estrangeiras que procuram ter acesso ao mercado europeu vendem os seus produtos a preços anormalmente baixos.
Isto pode dever-se a que determinados países subsidiam de forma desleal os seus produtos ou porque os produzem em excesso e vendem a preços reduzidos noutros mercados.
As margens são “muito baixas” em todos os elos da cadeira do leite – um produto pouco diferenciado e muito exposto ao mercado mundial.
Em Portugal, o leite ficou 73% mais caro entre Dezembro de 2021 e Dezembro de 2022.