Ferramenta vai ser actualizada todos os meses, para acompanhar a evolução dos preços. Ficou online nesta quarta-feira.
Quase um ano e meio depois do anúncio, o Observatório de Preços ficou disponível hoje, quarta-feira.
A ferramenta foi anunciada pelo Governo em Maio de 2022. O observatório ‘Nacional é Sustentável’ teria como objectivo acompanhar os custos e preços na cadeia de valor agroalimentar, face ao aumento verificado nos factores de produção, traduzindo-se numa “tendência inflacionista” nos alimentos, explicou na altura a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Nesta quarta-feira o observatório foi apresentado, já online, numa reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar.
No portal oficial, lê-se que o Observatório de Preços Agroalimentar é um “instrumento de reforço da transparência e eficiência do processo de comercialização de produtos agroalimentares”.
“Disponibiliza informação regular dos preços da produção ao consumo referentes a um cabaz de produtos alimentares representativos nas fileiras selecionadas”.
“Através da análise da estrutura de custos ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar é disponibilizada informação sobre a formação dos preços”, completa o site.
A ministra da Agricultura acrescenta que este portal vai reforçar os “mecanismos de transparência” e contribuir para um “acompanhamento eficaz dos preços”.
“Queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da atividade e caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no sector agroalimentar”, explicou Maria do Céu Antunes.
O portal ECO indica que o observatório inclui um cabaz composto por 26 produtos alimentares – como ovos, frutas, azeite ou laticínios – e os números serão actualizados uma vez por mês.
O Estado pagou cerca de 280 mil euros pelo serviço.