/

A icónica camisola “Ovelha Negra” de Diana foi a leilão. Rendeu um milhão de euros

Uma camisola de lã vermelha com uma ovelha negra, que a princesa Diana utilizou em 1981, foi leiloada esta quinta-feira por cerca de 1 milhão de euros, um novo recorde para venda de roupa que pertenceu a ‘Lady Di’.

Esta peça de roupa foi a mais valiosa em leilão, confirmou à agência EFE a Sotheby’s, que realizou a venda, tendo atingido um total de 44 licitações — o que acabou por multiplicar o seu preço final, estimado em cerca de 75 mil euros, por 14.

A camisola foi usada por Diana de Gales durante partida de polo do príncipe Charles, em junho de 1981, um mês antes do casamento — uma forma, dizem os analistas, de avisar a família real de que não seria “uma princesa normal”.

A escolha era de facto pouco convencional, até porque a peça era uma das primeiras criações da Warm and Wonderful, fundada dois anos antes por duas amigas, Sally Muir e Joanna Osborne, que vendiam casacos e toucas de lã numa barraquinha em Covent Garden.

A icónica peça de vestuário foi encontrada em março por Joanna Osborne, dentro de uma caixa de cartão que se encontrava guardada no seu sótão.

Antes da morte da princesa, o Palácio de Buckingham tinha enviado a camisola a Osborne para a “reparar”. Na altura, explica a designer de moda ao canal The Royal Family Channel no YouTube,  enviou de volta uma peça nova, guardou a camisola danificada e “nunca mais pensou no assunto”.

O leilão esteve ativo entre 31 de agosto a 14 de setembro.

Também esta quinta-feira, um vestido preto e branco da princesa de Gales, desenhado por Murray Arbeid, que foi usado pela ‘Lady Di’ em duas ocasiões, em 1985, foi vendido porcerca de 357 mil euros.

A primeira utilização foi para comemorar o 21.º aniversário do príncipe Edward no Baile da Noite de Verão, em junho, e depois no banquete da Worshipfull Company of Fanmakers, em dezembro.

Diana morreu em Paris em 1997, aos 36 anos, quando o carro em que seguia com o namorado, Dodi Al-Fayed, e o motorista, embateu num pilar de cimento do túnel por onde passava quando estava a ser perseguido por fotógrafos em carros e motas.

Um inquérito judicial britânico concluiu que o acidente tinha sido resultado da conduta negligente dos veículos perseguidores e da elevada taxa de alcoolemia do motorista.

Em janeiro, a Sotheby’s leiloou o vestido de baile de veludo roxo “estilo Infanta”, desenhado por Victor Edelstein, por cerca de 568.000 euros.

O leilão também incluiu o vestido usado por Kate Winslet durante os Óscares de 1998, quando foi nomeada para o prémio de melhor atriz por seu papel no filme Titanic, e um vestido usado pela antiga primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama, durante uma evento de beneficência, entre outras roupas.

O primeiro foi leiloado por 12.700 dólares (cerca de 12.000 euros) e o segundo por 9.525 dólares (cerca de 8.950 euros).

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.