Lá fora, mas ainda dentro da Europa, há postos de combustíveis que prevêem crise grave em Janeiro de 2024.
Ir a Espanha para encher o depósito de combustível do carro era rotina para muitos portugueses.
Há muitos anos que condutores lusos, especialmente os mais próximos da fronteira, não se importavam de percorrer dezenas de quilómetros – porque, alegavam, compensava ir a um posto de combustível em Espanha por causa da diferença de preços.
No ano passado isso voltou a ser assunto. Sobretudo porque, em Espanha, foi aplicado um desconto de 20 cêntimos por litro, pouco depois do início da guerra na Ucrânia.
Mas o cenário mudou entretanto e, no dia em que elaboramos este artigo, não compensa ir a Espanha.
Por cá, o litro do gasóleo simples custa em média 1,722 euros, enquanto em Espanha custa 1,627 euros; a gasolina simples fica-se nos 1,867 euros em Portugal e nos 1,739 euros em Espanha. Continua a ser mais barato, mas não é muito mais barato.
Mas noutros países…
…esse atravessar de fronteira acontece e vai ser reforçado. Em larga escala.
Espreitamos o caso dos Países Baixos, onde os preços dos combustíveis devem subir significativamente em Janeiro de 2024.
Os combustíveis já não são baratos nos Países Baixos. Tal como cá, os impostos têm um papel determinante nos preços altos.
Mas, se o Governo avançar com o aumento de impostos (reverter um corte que efectuou neste período), um litro de gasolina pode ultrapassar 2,40 euros em Janeiro.
Se a medida for aprovada, vai ser uma “catástrofe” para os postos mais próximos das fronteiras, para os comerciantes e para os supermercados, avisa Ewout Klok, presidente do Grupo de Interesse para as Estações de Combustível.
“Dezenas de milhões de pessoas vão escolher Bélgica e Alemanha (países que têm fronteira com os Países Baixos). Quanto maior a diferença de preço, mais pessoas vão atravessar a fronteira para abastecer”, disse o responsável na agência ANP.
“E, se já estiveres no estrangeiro, continuarás a fazer compras lá”, avisou Ewout Klok.
Se compararmos o ordenado mínimo na Holanda, que é o dobro do nosso, nós por cá já temos a gasolina a 3 euros. Só que esta gente só pensa em comer tremoços e ver a bola. Nem merecem mais palavras, só merecem desprezo, estes tugas, que não abrem a boca para nada.
Estamos todos em guerra. Os nosso irmãos Ucranianos no terreno e nós a realizar um esforço no nosso dia-a-dia. A guerra terminará quando os nazis criminosos russos saírem de vez da Ucrânia. Até esse momento todos teremos de fazer esforços.