/

Mais cerveja e mais marisco. Governo “muito inteligente” no IVA zero

6

Vamos às compras menos vezes mas compramos mais em cada ida ao mercado – e mais produtos que têm o IVA que já tinham.

Os portugueses continuam a fazer contas no supermercado mas, agora, as contas estão ligeiramente diferentes: no número de idas às compras e no que se traz para casa.

Foi realizado um estudo ao consumo nacional, entre Abril e Junho deste ano. É da responsabilidade da Shopper Insights da Kantar Portugal, analisado pela Centromarca.

Os números partilhados pelo Dinheiro Vivo mostram que, ao longo do segundo trimestre de 2023, os portugueses foram menos vezes (-1,4%) às compras – mas trouxeram mais produtos (4,1%) em cada ida ao mercado.

Esta mudança pode estar relacionada com o IVA zero, aplicado a diversos produtos desde o dia 18 de Abril.

Com menos dinheiro gasto nos denominados bens essenciais, os consumidores aproveitam essa margem para comprar mais produtos que não estão dentro do pacote IVA zero.

É nos produtos que têm o IVA que já tinham que o número de compras aumentou muito.

As preferências dos portugueses são claras: cervejas, marisco fresco, pastelaria e produtos para a roupa e limpeza da casa.

As famílias aproveitam o IVA zero para se “mimarem”, como se lê no portal.

A empresa Centromarca indica que o Governo foi “muito inteligente” ao aplicar o IVA zero em Abril deste ano, quando a inflação estava a abrandar.

“Foi uma medida aplicada em contraciclo, numa altura em que é relativamente fácil conseguir resultados, não só porque a inflação ia começar a baixar, comparativamente ao período homólogo, mas também porque a redução dos custos energéticos se foram sentido a nível do preço dos alimentos”, explica o director-geral da Centromarca, Pedro Pimentel.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. Portanto, para estes analistas, no período da Páscoa e início do tempo mais quente, é estranho venderem-se mais artigos de pastelaria, cerveja e camarão do que entre Janeiro e Março… Gostava de ver a mesma análise aplicada ao período homólogo de anos anteriores e pré-pandemia.
    Para mim e para todas as pessoas com quem falei deste tema, o impacto do IVA zero foi esse mesmo: zero. Tirar o IVA a artigos tão pontuais e cuja taxa de IVA já era de apenas 6% é tentar atirar terra para os olhos dos portugueses. Se querem realmente ajudar as famílias, tirem o IVA, por exemplo, à electricidade.

  2. ninguem sentiu que lhe sobrou dinheiro a fazer compras com IVA 0, pois esses produtos continuam a aumentar de preço. Quando muito o impacto da subida de preços foi atenuado

    um “Estudo” feito à medida para que o Governo tenha desculpa para acabar com o IVA zero!

  3. Esperem lá….não tem um pouco de verdade? Há 500 anos que andamos a viver do nome Portugal, a Monarquia foi para o Vaticano atirar pérolas, animais exóticos e daí a entrada sem pagar (entrada à portuguesa) hoje somos os ciganos de Estrasburgo. A fatura vem mais tarde, portanto cerveja e camarão …hummm falta dizer FESTAS afinal é o que o povo gosta. É a cultura do povo, nós votamos em gente do povo mas governar e voltar a ser grande é um desfio que não é para todos, por isso os espanhóis, alemães, franceses etc querem os nossos recursos, quem não se sabe governar tem de dexar que outros o façam, nós portugueses temos os palope, é por ai que devemos começar.

  4. É capaz de haver indicativos enganadores, os supermercados estão a vender produtos mais baratoss que os armazéns queabastecem o canal horeca, dou o exemplo da cerveja , eu compro mais barato 15% no supermercado que no armazém, tem outros produtos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.