“O que sou eu?” O Universo parece enviar-nos subtilmente a indireta, no canto da nova imagem do Telescópio James Webb. E eis o cúmulo: os cientistas não sabem o que é o “?”
À primeira vista, a nova imagem do Telescópio James Webb — apesar de deslumbrante — não passa de mais uma captura do fantástico cosmos, mas se olharmos com atenção, podemos concluir que o Universo é uma grande “questão cósmica”.
O nascimento espetacular de uma estrela era o protagonista da imagem, mas acabou por ser empurrado para segundo plano quando, no fundo da fotografia, foi vista uma luz que… levanta questões, uma vez que se assemelha (e muito) a um ponto de interrogação.
Os cientistas não sabem o que é o misterioso objeto — apenas que está muito longe. Entre os vários objetos cósmicos presentes na imagem, quanto mais vermelho é o objeto, mais longe este está de nós.
No caso do “?”, nova descoberta fascinante, as duas bolhas presentes parecem ter a mesma cor, levantando a possibilidade de serem duas galáxias diferentes e longínquas a interagir entre si — um contacto que as transforma em “estruturas” alongadas e irregulares.
É, olhando racionalmente para o caso, um ótimo exemplo de pareidolia.
Cá para mim isto parece uma partida da empregada da limpeza.
Vão me dizer que eles andavam mesmo à procura do «?»