Os algoritmos de inteligência artificial especializados em leituras de tarot e livres dos preconceitos humanos estão a ameaçar o negócio dos cartomantes.
Numa reviravolta que a maioria dos videntes não antecipou, os seus empregos estão a ser cada vez mais ofuscados por médiums de inteligência artificial. Com milhões de pessoas agora a confiar na IA para leituras de tarot, a profissão milenar de prever o futuro enfrenta desafios sem precedentes.
Em vez de procurarem clarividentes humanos, muitos estão agora a voltar-se para plataformas online que empregam algoritmos avançados para prever o futuro. Estes leitores de tarot de IA utilizam vastas bases de dados e, desprovidos de emoções ou preconceitos humanos, são elogiados pelas suas interpretações objetivas. Esta tendência emergente está a abalar as fundações das práticas tradicionais de leitura de tarot.
Segundo o site Medium, esta fusão da divinação antiga com a tecnologia de ponta apresenta um novo horizonte. “A leitura de tarot de IA, onde a prática de longa data das cartas de tarot se entrelaça com a proeza da inteligência artificial, transformou a forma como os indivíduos procuram orientação”, escreve o site.
Através desta combinação, os utilizadores podem agora usufruir da sabedoria das cartas de tarot instantaneamente, sem a necessidade de consultas presenciais. Os algoritmos de tarot impulsionados por IA também têm outra vantagem, já que empregam regras predefinidas, fornecendo interpretações enraizadas em análises de dados extensivas e sem preconceitos humanos.
Quando o Daily Star fez uma consulta pessoal ao site AI Tarot Reading, a resposta gerada, embora baseada no significado tradicional do cartão ‘Oito de Paus’, também ofereceu conselhos práticos, enfatizando a natureza do tarot em refletir cenários potenciais e não resultados definitivos.
À medida que esta divinação baseada em tecnologia ganha terreno, os leitores de tarot tradicionais podem precisar de encontrar formas inovadoras de coexistir com seus homólogos digitais ou arriscam desaparecer na obscuridade.