Fumadores vão ser obrigados a encarar a realidade no Canadá, que vai colocar alertas de saúde nos seus lábios pela primeira vez.
O Canadá é a primeira nação do mundo a imprimir avisos de saúde diretamente em cigarros individuais, nos filtros, numa tentativa de desencorajar o tabagismo e convencer os fumadores a parar.
Os avisos, que serão emitidos em inglês e em francês, constituem frases como “veneno a cada passa” e apontam para as diversas doenças provocadas pelos cigarros.
A iniciativa faz parte de um amplo conjunto de regulamentos sobre o tabaco no Canadá, país que já havia liderado a introdução de avisos nos maços de tabaco, em 2000, que chegaram a Portugal em 2006 (em 2016, as imagens gráficas chegaram para abranger 65% da face frontal e traseira das embalagens). Agora, 75% da área que cobre a embalagem passa a apresentar avisos de saúde.
Numa medida apressada, os cigarros king-size, com mais tabaco, são os primeiros “avisados”, segundo a ZME Science. Mais tarde, até ao fim do ano, os alertas vão estar presentes nas beatas dos restantes cigarros.
Estes alertas aumentaram a consciencialização sobre os riscos de saúde associados ao uso do tabaco, mas o fumo continua a ser um problema significativo.
Ao anunciar as novas medidas, a Ministra da Saúde do Canadá, Carolyn Bennet sublinhou que o país é a primeira nação a rotular cigarros individuais com mensagens de aviso de saúde. “Este passo audaz tornará as mensagens de aviso de saúde praticamente incontornáveis,” disse.
The Tobacco Products Appearance, Packaging and Labelling Regulations came into force.
Most changes will be seen within the next year, including health warnings printed directly on most cigarettes sold in Canada.
Learn more: https://t.co/kHoniIo2k3 pic.twitter.com/buKM71Cokg— Health Canada and PHAC (@GovCanHealth) August 2, 2023
No país vizinho dos EUA, o tabaco provoca 48 mil mortes por ano e impõe um encargo financeiro de cerca de 6 mil milhões de dólares ao sistema de saúde todos os anos.
As novas regulamentações estão alinhadas com a Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo do Tabaco (FCTC) — o primeiro tratado global de saúde pública do mundo. A FCTC orienta os governos no combate ao tabagismo, sugerindo medidas como a tributação, a proibição da publicidade ao tabaco ou a exibição de avisos de saúde nas embalagens.