“Veneno em cada passa”: cigarros individuais com alertas de saúde pela primeira vez

Fumadores vão ser obrigados a encarar a realidade no Canadá, que vai colocar alertas de saúde nos seus lábios pela primeira vez.

O Canadá é a primeira nação do mundo a imprimir avisos de saúde diretamente em cigarros individuais, nos filtros, numa tentativa de desencorajar o tabagismo e convencer os fumadores a parar.

Os avisos, que serão emitidos em inglês e em francês, constituem frases como “veneno a cada passa” e apontam para as diversas doenças provocadas pelos cigarros.

A iniciativa faz parte de um amplo conjunto de regulamentos sobre o tabaco no Canadá, país que já havia liderado a introdução de avisos nos maços de tabaco, em 2000, que chegaram a Portugal em 2006 (em 2016, as imagens gráficas chegaram para abranger 65% da face frontal e traseira das embalagens). Agora, 75% da área que cobre a embalagem passa a apresentar avisos de saúde.

Numa medida apressada, os cigarros king-size, com mais tabaco, são os primeiros “avisados”, segundo a ZME Science. Mais tarde, até ao fim do ano, os alertas vão estar presentes nas beatas dos restantes cigarros.

Estes alertas aumentaram a consciencialização sobre os riscos de saúde associados ao uso do tabaco, mas o fumo continua a ser um problema significativo.

Ao anunciar as novas medidas, a Ministra da Saúde do Canadá, Carolyn Bennet sublinhou que o país é a primeira nação a rotular cigarros individuais com mensagens de aviso de saúde. “Este passo audaz tornará as mensagens de aviso de saúde praticamente incontornáveis,” disse.

No país vizinho dos EUA, o tabaco provoca 48 mil mortes por ano e impõe um encargo financeiro de cerca de 6 mil milhões de dólares ao sistema de saúde todos os anos.

As novas regulamentações estão alinhadas com a Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo do Tabaco (FCTC) — o primeiro tratado global de saúde pública do mundo. A FCTC orienta os governos no combate ao tabagismo, sugerindo medidas como a tributação, a proibição da publicidade ao tabaco ou a exibição de avisos de saúde nas embalagens.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.