Sabia que há pessoas que sentem o cheiro das formigas?

Já foi provado e é um fenómeno no TikTok: há pessoas que dizem ter a capacidade de cheirar formigas — e que o odor não é muito agradável.

Sabemos que há pessoas com um sentido de olfato mais apurado do que outras, mas poucos estão familiarizados com declarações surpreendentes de uma pequena percentagem da população — “eu consigo sentir o cheiro das formigas.”

“A minha ex-namorada diz que têm um cheiro a picante“, diz um utilizador do TikTok, enquanto outro afirma que os pequenos animais “cheiram a químicos, como veneno para insetos”, contestado pelos mais céticos.

Depois de elaborar um inquérito no X (ex-Twitter) sobre a estranha habilidade — onde 80,6% de 726 pessoas responderam que não conseguiam cheirar formigas — o IFL Science perguntou aos restantes 19,4%, afinal, a que é que estas cheiram. As respostas foram variadas.

“Têm um cheiro terroso, de percevejo“, “cheiram a ferrugem“, foram algumas das confissões. Outro utilizador diz que o cheiro é “estranho. Como algo que está numa garrafa onde se lê: AVISO

Em que é que ficamos? Felizmente, a ciência pode-nos dar algumas respostas.

Ninguém estava a mentir (e uma cetona comprova-o)

Para investigar o curioso cheiro das formigas, o perito em formigas Clint Penick pediu a milhares de pessoas, em estudo de 2015, para “snifar” uma caixa recheada de Tapinoma sessile, uma espécie de formigas muito comum na América do Norte.

Aquelas que detetaram algum odor sentiram um cheiro específico em comum — queijo azul. Outras, voltaram a referir os químicos. Uma coisa é certa: não estavam a mentir.

Os investigadores encontraram, efetivamente, um químico — metil-etil-cetona — em comum, tanto nas formigas como no queijo azul (e em cocos podres).

Há também estudos que mostram como as formigas carpinteiras (Camponotus cruentatus) libertam um ácido fórmico quando ameaçadas, com propriedades que cheiram a vinagre. Outras espécies fazem-no como método de comunicação.

O que ainda não se sabe é porque é que algumas pessoas conseguem cheirar as formigas e outras não. Há quem ponha a culpa na genética, outros na região em que a formiga é encontrada. Quem sabe, a maioria das pessoas que não detetam o odor do pequeno animal ainda não se tenham esforçado o suficiente.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.