Relatório da UNESCO destaca preocupações com o uso excessivo de smartphones nas escolas e alerta para o seu impacto negativo na aprendizgem. O documento recomenda uma “visão centrada no ser humano” no uso das tecnologias na educação e realça lacunas no acesso às mesmas.
De acordo com um relatório da UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, o uso excessivo de telemóveis tem impacto na aprendizagem.
O relatório da ONU, divulgado esta quarta-feira, realça preocupações com o uso excessivo de smartphones, recomendando que sejam banidos das escolas em todo o mundo.
O levantamento sobre tecnologia na educação pede a todos países que considerem cuidadosamente o seu uso nas escolas.
O relatório, que está disponível online com o título “Relatório de Monitorização Global da Educação 2023: a Tecnologia na Educação: uma Ferramenta ao Serviço de Quem?”, a agência das Nações Unidas enfatiza a necessidade de uma “visão centrada no ser humano”.
Para a agência da ONU, a tecnologia digital deve ser usada como uma ferramenta e não para substituir a interação humana.
No evento de apresentação do relatório, o diretor de Monitorização da UNESCO, Manos Antoninis, alertou para os perigos de fugas de dados na tecnologia educativa, uma vez que só 16% dos países garantem por lei a privacidade dos dados na educaçã.
Antoninis realçou que uma grande quantidade de dados está a ser usada sem a regulamentação adequada, o que pode servir para fins não educativos, violando direitos.
O órgão da ONU recomenda que os países estabeleçam as suas próprias diretrizes para o uso da tecnologia, para garantir que complemente o ensino presencial, que continua a ser crucial para a aprendizagem.
Segundo o levantamento da UNESCO, em países como Brasil e Marrocos, havia até 10 computadores por cada 100 estudantes. Já no Luxemburgo, há 160 computadores por cada 100 estudantes.
O relatório destaca também as disparidades criadas pela aprendizagem digital. Durante a pandemia de covid-19, mais de 500 milhões de estudantes em todo o mundo foram negligenciados devido à mudança para o ensino online, afetando principalmente os mais pobres e os que vivem em áreas rurais.
Geograficamente, o documento observou um desequilíbrio significativo nos recursos online, favorecendo a Europa e a América do Norte.
ZAP // ONU News
No mínimo é proibir o uso dentro das Salas de Aulas ! ……Já seria um grande passo !
Já há muitos anos que, como professora, sou taxativa na proibição do telemóvel dentro da sala de aula! (Ensino Superior) Quem o usa, simplesmente sai da sala . Mas deveria ser cada Escola a fixar a norma!